Na tarde de segunda-feira (13), policiais militares do 15º BPM apreenderam 182 quilos de maconha em Itabuna.
Durante Operação garra de Arquimedes, os militares foram informados sobre a presença de um veículo transportando drogas. Diante do informe, os policiais deslocaram até o local, quando encontraram diversos indivíduos, que atiraram contra os militares. Houve o revide, no entanto, os suspeitos conseguiram fugir.
No terreno, foram encontrados diversos tabletes de maconha e 1187 de drogas sintéticas.
Todo material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Itabuna, para registro da ocorrência.
Na manhã desta segunda-feira, 13 de janeiro, o centro administrativo da Prefeitura Municipal de Ilhéus, no bairro da Conquista, foi palco de uma importante reunião entre representantes de entidades ligadas ao comércio local, o prefeito de Ilhéus, Valderico Júnior e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Ganem. O objetivo da reunião foi discutir demandas essenciais para o fortalecimento e organização do comércio da cidade.
Entre as demandas apresentadas pelos representantes da Associação Comercial de Ilhéus (ACI), o Sindicato do Comércio Varejista de Ilhéus (Sicomércio), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato dos Feirantes e Ambulantes de Ilhéus (Sicovfamil), destacaram-se a necessidade da Operação Tapa Buracos, ações de reordenamento e de conscientização e fiscalização para o cumprimento dos horários de coleta do lixo, além da manutenção dos serviços de iluminação pública. Também foi discutida a implantação da zona azul como medida de organização do trânsito e estacionamento no centro comercial, entre outras iniciativas voltadas à melhoria da infraestrutura e da dinâmica urbana.
O presidente da CDL, Anselmo Clement, enfatizou a importância de implementar uma campanha de conscientização voltada aos comerciantes sobre os horários de passagem do carro de coleta de lixo”, como forma de evitar acúmulo de resíduos e manter a cidade mais limpa”. Já o presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Antônio Costa, destacou que as entidades estão prontas para colaborar com o poder público nas tomadas de decisões que envolvam o comércio. “Estamos abertos ao diálogo e dispostos a contribuir para que as ações atendam às necessidades de todos”, afirmou Costa.
A realização do Fórum sobre o Retorno das Operações de Aproximação e Pouso por Instrumentos no Aeroporto de Ilhéus, nesta quinta-feira, 16 de janeiro, às 10h, no Edifício Premier também foi discutida no encontro. O presidente da ACII e coordenador do evento, Paulo Céo destacou que o fórum contará a presença do piloto internacional Alexandre Mendes Reis. O piloto apresentará a tecnologia GPS RNP AR e seus benefícios para Ilhéus e região. “Esse será um momento crucial para aprofundar nossos conhecimentos sobre como podemos mudar a realidade do nosso aeroporto”.
Também estiveram presentes na reunião o presidente do Sindicato dos Feirantes e Ambulantes de Ilhéus, Afonso Rocha e os diretores da CDL, Alex Stroligo, Thiago Braga e Daniel Mascarenhas. O encontro reforçou o compromisso conjunto entre as entidades comerciais e o poder público para promover melhorias significativas no comércio da cidade.
Nessa segunda-feira, 13, a vereadora Enilda Mendonça (PT) protocolou seis ofícios solicitando informações e explicações à administração do município de Ilhéus.
Diante a situação de emergência decretada na saúde, Enilda encaminhou para a secretária Sonilda Mello, pedido de informações sobre a ordem judicial de despejo, determinando a saída da Secretaria de Saúde do prédio em que está atualmente sediada, por falta de contrato e pagamentos. A ordem é descumprida pelo município.
Além disso, a vereadora também solicitou informações específicas sobre débitos e contratos no âmbito da saúde.
Em documentos direcionados aos secretários municipais de Gestão e Infraestrutura,
a vereadora Enilda pede detalhes sobre o processo de requalificação da Praça Cairú, no Centro, incluindo a autoria da execução do projeto.
A parlamentar ilheense também solicitou à administração informações sobre outros assuntos, como:unificação de contas dos fundos municipais; devolução de saldos das unidades da administração indireta; enriquecimento ilícito da administração municipal e carga horária extra de servidores.
O Governo da Bahia publica, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (14), a relação dos 1.405 educadores aptos a serem nomeados, após aprovação e convocação no concurso público regido pelo Edital Saeb n° 03/2022. Deste total, 922 são professores; 469, coordenadores pedagógicos; e 14, coordenadores pedagógicos indígenas. A iniciativa tem como foco a valorização do magistério para garantir uma educação pública de qualidade.
Esses profissionais integram a terceira lista de convocados, publicada no mês de setembro de 2024, quando foram convocados 1.679 candidatos, sendo 1.101 educadores para o cargo de professor, 562 como coordenador pedagógico e 16 candidatos para atuarem como coordenadores pedagógicos indígenas.
Após a nomeação, a ser realizada pelo governador Jerônimo Rodrigues, os educadores terão o prazo de até 30 dias – contados da data da publicação do ato de nomeação no órgão oficial – para tomar posse. Os candidatos nomeados para as escolas pertencentes ao Núcleo Territorial de Educação Salvador e Região Metropolitana (NTE 26) deverão comparecer à sede da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, situada na Av. Luiz Viana Filho, nº 550, 5ª Avenida, Centro Administrativo da Bahia – CAB, 1º andar, sala 117. Já os candidatos aprovados para o interior do Estado deverão se dirigir para as sedes dos NTEs. É necessário apresentar documentação pessoal com foto.
O último concurso recebeu mais de 103 mil inscritos, divididos nos 27 Núcleos Territoriais de Educação, situados em Salvador e em outros 26 municípios do Estado. Foram ofertadas 2.113 vagas, sendo 1.806 para professores, 289 para o cargo de coordenador pedagógico e 18 para coordenador pedagógico indígena. Dos 4.923 habilitados no concurso, todos já foram convocados. Até o momento, já foram nomeados 2.043 profissionais da Educação.
Secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas. Bruno Peres/ Agência Brasil.
O reforço na fiscalização do Pix reduzirá a chance de o trabalhador cair na malha fina, disse nesta segunda-feira (13) o secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas. Em entrevista à Voz do Brasil, ele voltou a desmentir a onda de fake news sobre uma taxação das transferências eletrônicas e reiterou que o trabalhador autônomo não é o foco do monitoramento.
Segundo o secretário, a modernização na fiscalização das transações financeiras permitirá ao Fisco fornecer dados mais precisos na declaração pré-preenchida, que reduzirão a chance de erros e de divergências. “Todo mundo gosta da declaração pré-preenchida. Você chega lá e não tem trabalho nenhum. Porque os dados, por exemplo, de saldo, de conta bancária e de aplicação financeira já estão pré-preenchidos. E por que já estão pré-preenchidos? Exatamente. Porque as instituições financeiras prestam as informações para a Receita Federal”, afirmou.
Com a inclusão das fintechs (startups do setor financeiro), dos bancos digitais e das empresas de carteiras virtuais na prestação de informações, destacou o secretário, a declaração pré-preenchida será mais confiável. “Agora com as fintechs, com as instituições de pagamento também emprestando, a Receita Federal vai ter um dado mais sólido, mais correto. E isso diminui a chance de o trabalhador, o empresário, cair na malha fina da Receita Federal”, acrescentou Barreirinhas.
Para profissionais que recebem pagamentos por meio do Pix, reiterou o secretário, nada mudará. Até porque essas pessoas são fiscalizadas há mais de 20 anos. “Nada muda, porque a Receita Federal já recebia as informações de qualquer tipo de movimentação, inclusive de Pix, das instituições financeiras tradicionais. Se a pessoa nunca teve problema nos últimos 20 anos, não tem razão para ela ter a partir de agora, então nada muda para ela. É importante que o pequeno empresário, que a pessoa física, não caia nessas mentiras, nas fake news”, reforçou.
A Prefeitura de Ilhéus anunciou, em comunicado divulgado na noite de segunda-feira, que cerca de 1,6 milhão de reais provenientes da Lei Paulo Gustavo foram devolvidos aos cofres da União devido ao descumprimento por parte da administração do ex-prefeito Mário Alexandre.
De acordo com o comunicado, não houve prorrogação do prazo para o pagamento até 14/01/2025, conforme anunciado pelo ex-secretário de cultura, Geraldo Magela. A única alteração feita foi por meio da Lei Complementar nº 202, que prorrogou o prazo de 31/12/2023 para 31/12/2024, concedendo assim mais um ano para a distribuição dos recursos.
Confira o comunicado na íntegra:
Nota Oficial sobre a devolução dos recursos da Lei Paulo Gustavo
A Prefeitura de Ilhéus vem a público esclarecer a lamentável situação relacionada à devolução, aos cofres da União, de aproximadamente 1,6 milhão de reais da Lei Paulo Gustavo. Infelizmente será necessária para o cumprimento da lei e está acontecendo devido à má gestão da administração anterior. Ressaltamos que a única alteração foi feita através da Lei Complementar nº 202, que prorrogou de 31/12/2023 para 31/12/2024, ou seja, um ano para a distribuição dos recursos.
É importante esclarecer que não houve nenhum prazo de prorrogação para pagamento até o dia 14/01/2025, conforme anunciou a gestão anterior. Esse prazo se refere à data limite para a devolução dos recursos para a União. Trata-se, portanto, de uma informação que foi passada de forma equivocada à população pela gestão anterior, gerando expectativas infundadas. Para que a atual gestão pudesse realizar os pagamentos, seria preciso que os processos fossem empenhados no ano passado, o que não ocorreu.
Como resultado, a atual gestão, comprometida com a transparência e responsabilidade, foi obrigada a cumprir o que a lei determina. Nosso compromisso é evitar que fatos como esse se repitam, garantindo que os recursos destinados ao município sejam geridos de forma responsável e em benefício da nossa população.
Seguimos trabalhando para fortalecer a cultura em Ilhéus e assegurar que futuras oportunidades de financiamento sejam devidamente aproveitadas e com muita responsabilidade.
Um novo trabalho de inteligência da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) Bahia com a Polícia Militar (CPR-Sul, 68ª, 69ª e 72ª CIPMs, Esquadrão Carcará e Cipe Cacaueira) resultou na desarticulação de esconderijos de fuzil, munições e drogas, na cidade de Ilhéus. O flagrante aconteceu nesta segunda-feira (13), em uma área de mata no Residencial Rio Cachoeira, bairro Banco da Vitória.
Um fuzil calibre 5,56, carregadores, munições, drogas e balanças foram encontrados enterrados em uma área de mata fechada. Um integrante de facção tentou correr, mas foi cercado e preso.
Os materiais ilícitos pertecem a um traficante que foi capturado na praia de João Pessoa, no dia 22 de dezembro do ano passado, em uma operação integrada das FICCOs Bahia e Paraíba, além da PM baiana.
O criminoso, que chegou a figurar na carta 6 de Ouros do Baralho do Crime da SSP, lidera uma facção com atuação nas cidades de Ilhéus, Itacaré e Itabuna.
Ações da FICCO Bahia e da PM seguem sendo promovidas na região, com o objetivo de retirar armas e capturar outros traficantes do grupo criminoso.
Ao desejar sucesso às técnicas universitárias Sayonara Machado e Evani Cavalcante, que foram cedidas para exercerem o cargo de secretárias municipais na atual administração da Prefeitura de Ilhéus, o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Fernandes, destacou o importante papel da Instituição na qualificação de quadros, em nível de graduação e/ou pós-graduação, que estão presentes nas gestões municipais de toda a região de abrangência da Universidade.
A servidora Sayonara Machado, que exercia a chefia da Coordenação de Desenvolvimento de Recursos Humanos (CDRH), assumiu o cargo de secretária municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza de Ilhéus; e a técnica Evani Cavalcante, que integrava a equipe do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), agora é secretária municipal de Educação. Ambas as cessões foram feitas por solicitação do prefeito Valderico Júnior.
Nomeado pelo prefeito Augusto Castro como secretário de Governo, em Itabuna, Luciano Rodrigues Veiga é pós-graduado em Planejamento de Cidades e foi representante da Amurc no Conselho Superior (Consu) na Uesc.
O reitor também citou a eleição do atual vice-prefeito de Itabuna, Josué Brandão Júnior, professor da Uesc aposentado nos últimos dias, e da vice-prefeita de Ilhéus, Wanessa Gedeon, graduada em Administração na Universidade, além de prefeitos, vereadores e indicados para cargos na gestão pública no Sul da Bahia.
Ao longo de sua história, desde a existência da Fespi, a Uesc se notabiliza pela formação de profissionais especializados que prestam serviços em grandes empresas e em cargos públicos do Governo da Bahia e em órgãos da estrutura do Governo Federal e do Poder Judiciário.
Conforme o reitor Alessandro Fernandes, “a Uesc cumpre assim o seu papel social também, em mais uma etapa, além das suas atividades acadêmicas. E é importante essa relação com os municípios da região porque a Uesc tem um protagonismo regional através de suas relações institucionais, independente de partidos políticos. A universidade é suprapartidária e atua em prol do desenvolvimento da região”, acrescenta ele.
Fernandes salienta que a Universidade pretende ampliar essa parceria com os municípios regionais. “No final do ano, realizamos um evento em Ilhéus, juntamente com a Amurc e o Sebrae, quando fizemos um acolhimento aos prefeitos e prefeitas, que foram eleitos e reeleitos, e a partir agora, no início de 2025, estreitaremos as relações. Com o Programa de Apoio Gerencial e Institucional às Prefeituras (Agir+) e estaremos presentes em todos os municípios, mais ainda”, ressaltou.
Para o vice-reitor, professor Maurício Moreau, a Uesc, ao longo da sua existência, tem cumprido um papel fundamental, tanto na área de Ensino, Pesquisa e Extensão, como, cada vez mais, na interlocução de políticas públicas para a região. Então, essa articulação da Universidade Estadual de Santa Cruz com os municípios, com as outras Instituições de Ensino Superior aqui da região, tem trazido muitos benefícios para toda a sociedade.
Foi publicado na última quarta-feira (8), no Diário Oficial da União (DOU), Seção 3, o Edital nº 1/2025, que estabelece as regras para o 11º Concurso Público do Ministério Público da União (MPU). Estão previstas 152 vagas para 35 cargos de analista e técnico, mais cadastro reserva. As inscrições poderão ser feitas desta segunda-feira, 13 de janeiro a 27 de fevereiro no site da FGV.
As provas (objetiva e discursiva) serão realizadas em 4 de maio, em todas as capitais do país. Há vagas para todos os estados, a depender do cargo e a possibilidade de nomeações em todos os ramos do MPU e na Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). Todos os cargos do concurso exigem nível superior.
A prova objetiva será composta por 80 questões, sendo 30 do Módulo I e 50 do Módulo II. Haverá prova discursiva para todos os cargos, exceto para técnico do MPU/Polícia Institucional, cargo para o qual haverá teste de aptidão física (TAF).
O edital prevê 20% de vagas para pessoas negras, 10% para pessoas com deficiência e 10% para minorias étnico-raciais. Pessoas inscritas no CadÚnico têm direito a isenção de taxa.
O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados da data da publicação da homologação do resultado final no DOU, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.
Os editais e demais documentos relativos ao Concurso serão divulgados no site da FGV. O candidato poderá obter informações referentes ao Concurso por meio do telefone 0800-2834628 ou do e-mail [email protected].
Após receber denúncias da população, a equipe do Blog Agravo foi informada sobre o descarte irregular de resíduos hospitalares veterinários em uma área de mangue na rodovia Ilhéus – Itacaré, no bairro São Domingos, em Ilhéus. Na manhã deste domingo (12), o local estava repleto de seringas, bolsas de sangue e insumos contaminados, provenientes de clínicas veterinárias, configurando um grave crime ambiental e sanitário. Entre os resíduos, foram encontradas embalagens com as iniciais I.D A J.
Após serem alertados sobre a chegada da equipe do Blog Agravo no período da tarde, funcionários foram ao local para retirar parte do material e evitar o flagrante, porém deixaram algumas agulhas e seringas para trás. O Blog Agravo teve acesso a vídeos gravados por moradores locais, que mostram a extensão do material contaminado presente no local, incluindo agulhas, bolsas de sangue e medicamentos.
A questão que merece destaque é o descarte inadequado de resíduos não apenas no ambiente hospitalar, mas também ao longo da rodovia que liga Ilhéus a Itacaré, especialmente nas áreas de mangue e nas proximidades da praia.
Um dos populares entrevistados pelo Blog classificou o ato como criminoso, destacando a importância da área para a comunidade, que a utiliza para a pesca. A legislação em vigor prevê penalidades rigorosas para quem não realiza o descarte adequado de resíduos gerados em suas atividades, incluindo multas e até mesmo penas de prisão de até quatro anos. A RDC nº 222 da Anvisa, que regulamenta as Boas Práticas de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, estabelece que o descumprimento de suas normas constitui infração sanitária, sujeita a responsabilidades civil, administrativa e penal.