Campanha de conscientização pela defesa e proteção dos animais prossegue neste sábado, na praça Cairu


Prossegue hoje (24), das 8 da manhã até o meio-dia, o movimento em defesa da causa animal, que foi iniciado nesta sexta-feira (23), com sucesso, na praça Cairu, centro de Ilhéus. A iniciativa serve para alertar e conscientizar sobre a necessidade de proteção aos animais, especialmente os que vivem nas ruas, além de arrecadar ração e produtos de higiene que serão doados às instituições de defesa de cães e gatos no município.

A iniciativa é da Comissão Permanente do Meio Ambiente e Bem Estar Animal da Câmara de Vereadores de Ilhéus, OAB Sub-Secção Ilhéus, através da Comissão de Defesa Animal e a ONG Planeta dos Bichos, com apoio da Superintendência de Trânsito Municipal e Polícia Ambiental. “Pare e pense: Atenção no trânsito é também respeitar os animais” é o tema central do evento, que lembra um lamentável atropelamento ocorrido recentemente no bairro Hernani Sá, de grande repercussão, quando um cão foi atingido e morto por um motorista residente no bairro.

Vídeo: Governador Rui Costa surpreende e anuncia construção de policlínica em Ilhéus


Durante a inauguração da Policlínica Regional de Saúde, hoje em Itaberaba, o governador Rui Costa surpreendeu a todos os presentes a anunciar a construção de mais uma unidade, em Ilhéus, que será a 26ª. O plano original previa 25 policlínicas, mas esse projeto foi reconfigurado para atender a população com mais eficiência. Assista ao vídeo e entenda o porquê da mudança.

Vídeo:




Prefeito de Itacaré apresenta na Conder documentos para pavimentação da Concha


O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, se reuniu com o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia(Conder), José Gonçalves Trindade, em Salvador, para a entrega da documentação referente ao convênio visando a pavimentação das ruas do bairro da Concha. A obra, solicitada pelo prefeito Antônio de Anízio, será realizada através de um convênio firmado entre a Conder e o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul (CDS-LS) e será fundamental para incrementar cada vez mais o turismo de Itacaré.

Durante a reunião o prefeito falou da importância das obras para o desenvolvimento turístico de Itacaré, já que o local é um dos mais visitados pelos moradores e turistas e onde estão concentradas muitas pousadas e outros empreendimentos. José Gonçalves Trindade assegurou que estará agilizando todo o processo para que as obras sejam iniciadas o mais breve possível, considerando que a reurbanização das ruas da Concha vai melhorar muito mais o turismo da cidade.

Como parte desse trabalho, deverão ser realizados os serviços de pavimentação em blocos intertravados da avenida Jacarandá e das ruas Hibisco, Bromélia, Hortência, Peroba, Pequi Roxo, Pequi Capoeira e Pequi Caxête no bairro da Conchas do Mar. A reunião contou com a participação dos secretários municipais de Turismo, José Alves, e de Administração, Marcos Vinícios, e do secretário executivo do CDS-Litoral Sul, Luciano Veiga.

Representantes do Fecomércio se reune com o Secretário Bento Lima e Primeira-dama de Ilhéus, Soane Galvão


O superintendente da Fecomércio-BA, Jamerson Barreiro, juntamente com a coordenadora do Centro de Inovação da Fecomércio-BA, Maria Medeiros, se reuniram na manhã desta quinta-feira (22), com Bento José Lima Neto, secretário de Gestão e Tecnologia de Ilhéus, com a primeira-dama de Ilhéus, Soane Galvão, o gerente de inovação Eloí Mota e o assessor do secretário, Marcos Vasconcelos, para discutirem sobre a Emenda Constitucional nº 109/2021 que foi promulgada em março último e, que prevê a redução gradual dos incentivos fiscais concedidos pelo governo federal às indústrias da informática em todo o país.

Atlantic Nickel chega a 60 mil toneladas exportadas pelo porto de Ilhéus


Com sede na Bahia, empresa finalizou sexto embarque de concentrado de níquel este ano, pelo Porto de Ilhéus, em direção ao continente asiático.

 

A Atlantic Nickel, empresa brasileira produtora de níquel sulfetado no município baiano de Itagibá, chegou à marca de 60,3 mil toneladas de concentrado de níquel exportadas até o momento, neste ano de 2021, com vistas a atender o crescente mercado internacional da eletrificação. Neste cenário, o níquel possui papel de destaque, sendo elemento fundamental na fabricação de baterias para veículos elétricos.

O resultado foi alcançado com o sexto embarque realizado pela empresa no dia 18 de julho, quando o navio BBC America partiu do Porto de Ilhéus, região sul da Bahia, transportando mais de 11 mil toneladas do minério em direção à China. O resultado da companhia, nestes sete meses de operação em 2021, é quase o total alcançado no ano passado, que chegou a 67,7 mil toneladas exportadas. 

Prefeito Mário Alexandre autoriza mais um grande empreendimento para Ilhéus


O prefeito Mário Alexandre se reuniu na tarde desta última quarta-feira (21) com o empresário Adson Franco, para a autorização de mais um grande empreendimento de construção civil. Desenvolvimento urbano, geração de mais emprego e renda, foram os pontos dialogados no encontro.

“A gente fica extremamente feliz em viabilizar esse grande empreendimento, gerando mais emprego e renda para o nosso povo, receita para o município e desenvolvimento para a cidade. Buscamos tratar de perto para trazer esses grandes investimentos, que chegam em Ilhéus também por conta das melhorias que nossa gestão tem realizado diuturnamente na cidade. Investimentos e melhorias estas que há anos, Ilhéus esperava e agora tem”, afirmou o prefeito Mário Alexandre.

Na reunião, foi discutida a construção do Ilhéus Select, um condomínio fechado, com cerca de 90 apartamentos, em um dos pontos mais lindos da cidade, localizado no antigo Sítio Paraíso, em frente à Ceplus, no novo viário da zona Sul. A previsão é que as obras sejam iniciadas em janeiro de 2022.

“Desde a apresentação do projeto, o prefeito foi muito atencioso conosco, para que a gente possa somar com o desenvolvimento da cidade. Esse cuidado atrai muitos investidores. E é por essa compreensão do poder público, em incentivar os investimentos, que estamos aqui”, ressaltou o empresário Adson Franco, que agradeceu a receptividade e acolhimento do prefeito com essa parceria.

Itacaré recebe um novo ônibus para o transporte dos alunos


O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, recebeu na manhã desta quinta-feira (22) do governador da Bahia, Rui Costa, no Centro Administrativo da Bahia (CAB, em Salvador, um novo ônibus escolar que servirá para transportar os estudantes com o retorno das aulas semipresenciais. O veículo tem capacidade para 29 lugares, seguindo todas as medidas e protocolos de segurança recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Antônio de Anízio destacou a importância desse novo ônibus para garantir mais conforto e um transporte mais seguro para os estudantes, principalmente nesse período de pandemia, onde será necessário disponibilizar para os alunos mais veículos para garantir a segurança contra a Covid-19. O novo veículo, segundo colocou o prefeito, representa mais uma conquista para Itacaré, com o esforço e apoio do deputado estadual Rosemberg Pinto e do deputado federal Ronaldo Carleto.

Durante a solenidade de entrega do ônibus, que contou com a participação do secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues e do deputado estadual Rosemberg Pinto, o governador Rui Costa destacou a importância dos novos veículos e a adequação das escolas para a retomada das aulas. “Já estamos entregando os ônibus escolares e reestruturando as escolas do Estado, instalando mais pias, mais locais de higienização e ventiladores em todas as escolas, mesmo nas salas que têm ar condicionado”, explicou o governador.

Para o secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, os ônibus irão potencializar a frota escolar. “Estes ônibus reforçam e qualificam a frota de transporte escolar no Estado da Bahia. É uma alegria muito grande que estamos hoje engrossando, fortalecendo e qualificando a frota de transporte escolar e, dentro do protocolo, nós estamos cuidando de uma das partes importantes do transporte escolar dos estudantes”, complementou.

Pedro Tavares entrega ônibus escolar para Itapetinga ao lado do prefeito Rodrigo Hagge


Prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge e o deputado estadual, Pedro tavares (DEM).

Atendendo as demandas de Itapetinga, o deputado estadual Pedro Tavares (DEM), entregou hoje (22/07), um ônibus escolar para o município. O equipamento é fruto de emenda parlamentar de sua autoria. Ao lado do prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge, o parlamentar demonstrou satisfação em contribuir com a educação do município.

“É uma alegria poder contribuir com o desenvolvimento educacional de Itapetinga, entregando esse equipamento que vai dar mais conforto e segurança aos estudantes, no deslocamento entre a zona rural e urbana, assim que houver a retomada das aulas, no município. Itapetinga pode continuar contando com o trabalho do nosso mandato a fim de levar melhorias à cidade”, afirmou.

Tavares reafirmou o compromisso com a gestão municipal de Itapetinga. “O nosso mandato tem procurado sempre contribuir com Itapetinga ao lado do grande amigo, prefeito Rodrigo. Já levamos ações importantes para o município, nas áreas de saúde, infraestrutura, agricultura familiar e agora em educação. O nosso gabinete estará sempre à disposição da população de Itapetinga, do prefeito Rodrigo e dos vereadores”, ressaltou.

Mais de 200 municípios baianos não registraram óbitos decorrentes da Covid-19 em julho


Até esta quinta-feira (22), 202 municípios baianos não registraram óbitos decorrentes da Covid-19 no mês de julho. Na avaliação do secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, isso é uma vitória para a sociedade e reflexo da imunização.

De acordo com o secretário, “a Bahia ultrapassou a marca de 6 milhões de vacinados com a primeira dose ou dose única de imunizante contra a Covid-19. Isso representa mais de 53% da população baiana com 18 anos ou mais. Outros indicadores positivos se apresentam, como uma queda de até 77% nas internações de pessoas acima de 60 anos, quando comparado os meses de março e junho deste ano”, destaca Vilas-Boas.

Na avaliação do titular da pasta da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “os dados comprovam a eficácia da vacinação, mas isso só está sendo possível graças ao planejamento estadual na aquisição de insumos para a aplicação das vacinas e a logística de distribuição em até 24 horas para os 417 municípios. Os gestores municipais também estão de parabéns ao criarem estratégias para vacinar rapidamente”, analisa o secretário.

Confira abaixo a lista completa dos municípios que não registraram óbitos relacionados à Covid-19.

Abaíra, Abaré, Adustina, Aiquara, Alcobaça, Almadina, Amélia Rodrigues, América Dourada, Andaraí, Andorinha, Angical, Anguera, Antônio Cardoso, Antônio Gonçalves, Aporá, Apuarema, Araças, Araci, Aramari, Arataca, Baixa Grande, Banzaê, Barra, Barra Do Choça, Barra Do Rocha, Barro Alto, Barro Preto, Barrocas, Belmonte, Biritinga, Boa Vista Do Tupim, Bom Jesus Da Serra, Boninal Bonito, Brejões, Brejolândia, Buritirama,Caém, Caetanos, Cafarnaum, Cairu Caldeirão Grande, Camacan, Canápolis, Candiba, Canudos, Capela Do Alto Alegre, Caraíbas, Caravelas, Cardeal Da Silva, Castroalves, Catolândia, Caturama, Chorrochó, Coaraci, Conde, Contendas Do Sincorá, Cordeiros, Coribe, Cotegipe, Cravolândia, Crisópolis, Cristópolis, Dário Meira, Dom Basílio, Dom Macedo Costa, Érico Cardoso, Esplanada, Fátima, Feira Da Mata, Firmino Alves, Floresta Azul, Gavião, Gentio Do Ouro, Governador Mangabeira, Guajeru, Guaratinga, Ibipeba, Ibiquera, Ibirapitanga, Ibirapuã, Ibirataia, Ibitiara, Ibititá, Ichu, Igaporã, Igrapiúna, Iguaí, Iraquara, Itacaré, Itagi, Itagibá, Itagimirim, Itaju Do Colônia, Itambé, Itanagra, Itapé, Itapebi, Itapitanga, Itaquara, Itarantim, Itatim, Itororó, Ituaçu, Ituberá, Jacarac, Ijaguaripe, Jandaíra, Jiquiriçá, João Dourado, Jucuruçu, Jussara, Lagoa Real, Lajedinho, Lajedo Do Tabocal, Lamarão, Lençóis, Licínio De Almeida, Macajuba, Macarani, Maetinga, Maiquinique, Malhada, Malhada De Pedras, Mansidão, Mascote, Matina, Milagres, Mirangaba, Mirante, Morpará, Mortugaba, Mulungu Do Morro, Mundo Novo, Muniz Ferreira, Muquém De São Francisco, Nordestina, Nova Fátima, Nova Itarana, Nova Redenção, Nova Soure, Ouriçangas, Ourolândia, Palmeiras, Paramirim, Paratinga, Pedrão, Pedro Alexandre, Pilão Arcado, Pindaí, Pindobaçu, Pintadas, Piripá, Piritiba, Planaltino, Ponto Novo, Presidente Tancredo Neves, Quixabeira, Retirolândia, Riachão Das Neves, Riachão Do Jacuípe, Ribeira Do Amparo, Ribeirão Do Largo, Rio Do Pires, Santa Bárbara, Santa Brígida, Santa Cruz Cabrália, Santa Cruz Da Vitória, Santa Inês, Santa Teresinha, Santa Luz, Santo Amaro, São Félix, São Félix Do Coribe, São Francisco Do Conde, São Gabriel, São José Da Vitória, São José Do Jacuípe, Saubara, Saúde, Sebastião Laranjeiras, Senhor Do Bonfim, Serra Do Ramalho, Serra Dourada, Serra Preta, Sítio Do Mato, Sítio Do Quinto, Souto Soares, Tabocas Do Brejo Velho, Tanquinho, Taperoá, Teofilândia, Terra Nova, Ubaitaba, Urandi, Utinga, Várzea Da Roça, Várzea Do Poço, Várzea Nova, Varzedo Vereda, Wagner.

5°GBM atua na logística e transporte de 65 toneladas de alimentos


Bombeiros do 5°GBM/Ilhéus estão colaborando no transporte de 65 toneladas de cestas básicas para a colônia de pescadores de Ilhéus. Os donativos estão sendo recolhidos nos armazéns da Conab em Irecê e vão ser levados para Ilhéus, onde serão distribuídos para pessoas em vulnerabilidade social.

A ação é uma força tarefa da Bahia Pesca, CBMBA, Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) e Polícia Militar (PM). Os bombeiros estão atuando na logística e transporte do material.

Toda ação é realizada de acordo com os protocolos de segurança para evitar a proliferação da Covid-19. Todos os envolvidos utilizam máscaras faciais, além da frequente higienização das mãos com água e sabão ou álcool a 70%.