Secretaria de Saúde da Bahia suspende visitação em unidades de saúde por conta da pandemia


O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) atualizou as Notas Técnicas que trazem orientações sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados na vigência da pandemia pela Covid-19. Os documentos apontam recomendações sobre visitas nas unidades estaduais, acompanhantes, cirurgias eletivas e campanha vacinal contra a Covid-19.

De acordo com a Nota Técnica Nº 66, fica determinada a suspensão das visitas em todas as unidades de internação, sejam enfermarias ou em unidades fechadas como UTIs e Centro Cirúrgico por conta do aumento do número de casos de Covid-19 em toda Bahia. “As unidades de saúde devem incentivar as visitas virtuais, através de vídeo chamadas ou ligações, através da equipe multiprofissional, conforme o Manual de Orientações para reunião virtual com a equipe de assistência, disponível no site da Sesab”, explica o documento. É autorizada a permanência de um acompanhante para pacientes acima de 60 anos, portadores de necessidades especiais, menores de 18 anos ou em cuidados paliativos.

A normativa técnica estabelece ainda que as unidades de saúde devem exigir comprovação de esquema vacinal completo, por meio de cartão de vacinação ou meio eletrônico, através do aplicativo ConecteSUS do Ministério da Saúde – ou aplicativo próprio do município de residência, caso exista. O esquema vacinal completo deve estar de acordo com o Plano Nacional de Imunização, que recomenda a primeira, segunda e terceira doses, com intervalos entre a segunda e terceira dose de 150 dias.

Cirurgias eletivas

Não há orientação para a suspensão de cirurgias eletivas em virtude da Covid-19. A recomendação permanece a mesma desde maio de 2021, cuja recomendação é que sejam realizados procedimentos de modo seguro. Cada unidade deve estabelecer estratégias de priorização da agenda cirúrgica, observando sempre as características inerentes a cada especialidade cirúrgica e as condições clínicas do paciente, cuja espera possa piorar o prognóstico da doença.

Os procedimentos devem ser cancelados, salvo casos de urgência e emergência, caso o paciente apresente febre ou qualquer outro sintoma respiratório nos últimos 10 dias, assim como tenha tido contato próximo com pessoa diagnosticada com Covid-19 nos 14 dias que antecederem a cirurgia.

Gestantes e Puérperas

No caso dos acompanhantes de gestantes e puérperas, buscando reduzir o fluxo de pessoas circulando nas unidades de saúde, cada paciente passa a ter direito a um acompanhante durante toda a evolução do trabalho de parto, desde que seja respeitado o distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas presentes na sala, contando com a equipe de saúde e as outras parturientes. O acompanhante deve utilizar máscara cirúrgica durante todo o período que estiver na unidade de saúde e ser orientado quanto aos cuidados gerais de contato e higienização. Para as pacientes menores de 18 anos (o acompanhante deverá ser o pai, a mãe ou o responsável legal pelo mesmo).

Fábio Vilas Boas articula apoio de lideranças em Ilhéus


Jerberson Josué, Augustão, Fábio Vilas Boas, Paulo Carqueija.

O médico e ex-secretário de saúde da Bahia, Fábio Vilas Boas, vem articulando em alta na região sul da Bahia importantes apoios a sua pré-candidatura a deputado federal.

Segundo informações, neste final de semana, Fábio esteve com os vereadores ilheenses, Augustão (PT), e Paulo Carqueija (PSD), em uma conversa inicial.

Fábio com Nery Santana.

Além dos vereadores, o médico também se reuniu com o primeiro suplente do PSL ,Nery Santana, e Jerberson Josué (PT).

A reunião contou com a presença do empresário Ari Santos, um dos coordenadores da pré-candidatura de Fábio na região sul da Bahia.

Estudantes de Ilhéus desenvolvem inseticida a partir da folha da mandioca


Folha da raiz contém o ácido cianídrico (HCN), que elimina as formigas e lagartas. Segundo os pesquisadores, o produto é sustentável e tem bom custo-benefício.

Os agrotóxicos são substâncias desenvolvidas para matar pragas e doenças que afetam o crescimento de plantações. Apesar de ter seus benefícios, esses produtos podem ser prejudiciais para a saúde do solo e de outros seres vivos. Pensando em elaborar um inseticida mais natural e sustentável, os alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira, localizado na cidade de Ilhéus, Iran Oliveira, Ayla Souza e Diogo dos Santos, orientados pela professora Margarete Correia, produziram um defensivo agrícola à base da folha da mandioca.

A pesquisa, que conta com bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), surgiu após Iran Pereira observar que as mandiocas da sua horta, diferentes de outras plantas, não sofriam com as formigas. “A partir disso, Iran pesquisou e descobriu que as folhas das mandiocas possuem uma substância chamada de ácido cianídrico (HCN). Assim, começamos a pensar e desenvolver um inseticida que pudesse ser utilizado pelos agricultores e que não poluísse o meio ambiente”, explica Ayla.

O projeto, que está na segunda fase de teste, faz parte do Programa Ciência na Escola, da Secretaria de Educação e foi um dos vencedores da 9ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA). Segundo Ayla Silva, o maior objetivo da pesquisa é produzir um inseticida com um bom custo-benefício. “O inseticida beneficia os agricultores e as populações que sofrem com as pragas que destroem suas plantações. Queremos fornecer produtos sustentáveis e serviços que possibilitem a melhoria da condição de vida das pessoas, atuando na preservação e reduzindo os impactos dos agrotóxicos no meio ambiente”.

A pesquisa do pesticida à base da folha da mandioca tem parceria com a professora de Química, Elisa Prestes Massena, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). A orientadora do projeto, professora Margarete Correia, afirma que o produto está no processo de testes e que o intuito é incentivar o uso do inseticida sustentável nas hortas. “A partir da realização de mais testes de qualidade, acredito que poderemos buscar uma melhoria na fórmula, com o objetivo de estimular os pequenos produtores a utilizarem o inseticida em suas hortas”.

Anac dá primeira autorização para entrega comercial usando drones


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu a primeira autorização para uma empresa utilizar drones para entregas comerciais. A contemplada foi a companhia Speedbird Aero, que poderá utilizar aeronaves não tripuladas em suas operações de entrega de produtos.

A Speedbird Aero utilizará a aeronave pilotada remotamente chamada DLV-1 NEO. Poderão ser carregadas cargas de até 2,5 quilos em um raio de até 3 quilômetros. A autorização contempla áreas rurais e urbanas.

Mas a licença envolve uma série de requisitos e parâmetros de segurança. Entre eles estão não sobrevoar pessoas, manter distância de fontes de interferência eletromagnética e respeitar as alturas máximas e mínimas fixadas pela ANAC.

O processo de análise do pedido durou oito meses. Técnicos da ANAC acompanharam quatro ensaios com a empresa, sendo três voltados para observação das características físicas do equipamento e outro para analisar a atuação operacional.

PT tenta diminuir o número de debates eleitorais


O Partido dos Trabalhadores (PT) – que lidera as pesquisas presidenciais com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – passou a defender uma diminuição no número de debates eleitorais.

Caciques da sigla afirmam que a quantidade de debates televisionados é ‘enorme’ e pode crescer ainda mais nos próximos meses. Com isso, os dirigentes acreditam que esse acréscimo resultará numa diminuição do tempo para campanhas de rua e viagens pelo Brasil.

Nos últimos debates presidenciais, em 2006, o ex-presidente faltou ao último debate do primeiro turno realizado pela Rede Globo. A ausência do metalúrgico foi explorada por seu principal adversário, o então candidato Geraldo Alckmin – hoje, seu provável vice na chapa presidencial.

Segundo informações do jornal Folha de S.Paulo, o partido já solicitou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oito inserções de televisão entre os dias 12 de maio e 20 de junho. A intenção é reforçar a pré-campanha de Lula.

O principal lema da sigla será a “felicidade” e o “orgulho” do país nos anos em que o partido governou o país.

Informações IG.

Rede de Supermercados oferece vagas de emprego em Ilhéus e Itabuna


Vagas de emprego.

O Supermercados Meira anunciou que está aumentando a sua equipe e contratando diversos profissionais.

As vagas são para açougueiro, com experiência; ajudante de depósito e repositores.

O Supermercados Meira, por meio das filiais, se tornou uma das principais geradoras de empregos e renda da região com muitos empregos diretos e outros incontáveis indiretos.

Para participar da seleção, deixe seu currículo na RECEPÇÃO das lojas Meira ou envie para o email: [email protected]

Informações do site O Tabuleiro. 

Chesf alerta 33 prefeituras sobre cheia no Rio São Francisco


Populares aproveitam a cheia do Rio São Francisco em Juazeiro, Bahia..

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) alertou 33 prefeituras de municípios ribeirinhos, em quatro estados do nordeste, sobre a cheia no Rio São Francisco. Na Bahia, a situação pode causar alagamentos nas cidades de Juazeiro, Paulo Afonso e Curaçá.

O alerta da Chesf foi enviado também para cidades em Pernambuco, Alagoas e Sergipe. O aumento do nível do rio começou no dia 12 de janeiro. Por causa da cheia, a liberação da água na barragem de Sobradinho deve ser ampliada para 4.000 m³ nesta segunda-feira (24). Essa é a maior vazão hídrica dos últimos 12 anos e regiões do Submédio e Baixo São Francisco podem ficar alagadas, segundo informou a Chesf.

Ainda segundo a empresa, as águas estão sendo liberadas para aguardar o grande volume de chuvas que estão caindo no Alto São Francisco durante o mês de janeiro.

“A previsão é que Sobradinho, nosso maior reservatório, alcance 75% de armazenamento no fim de janeiro”, informou o diretor de Operação da Chesf, João Henrique Franklin.

Vídeo: Obra na Rodovia Ilhéus – Itabuna será entregue no 1º semestre de 2022


O Ministério da Infraestrutura divulgou nesta sábado (22), o cronograma da obra na Rodovia Jorge Amado (Ilhéus — Itabuna), que vem passando por implantação de multivia em 15 dos 28 KM.

A obra tocada pelo Dnit, vem realizando a implantação de duas novas faixas, que permitirá que o tráfego ocorra em pista duplicada no trecho, melhorando a trafegabilidade, fomentando o turismo e demais atividades econômicas da região.

Segundo o Ministério, até março, o 1º trecho em pista dupla de 4 km será entregue. Outros 11 km serão liberados ainda no 1º/sem de 2022. Para suportar a carga/tráfego atual e previsto, a base da BR está sendo reforçada com material rochoso, que proporciona estabilidade ao pavimento e auxilia na drenagem.

Mais de 10 mil veículos passam diariamente pela rodovia entre as principais municípios do sul da Bahia.

Vídeo:

 

Governo da Bahia acusa governo federal de anunciar recursos velhos


O Governo da Bahia informou neste sábado (22) que o governo federal anunciou, na sexta-feira (21), recursos velhos como se fossem novos, direcionados a 155 municípios baianos em situação de emergência por causa das enchentes que provocaram 27 mortes e desalojaram ou desabrigaram 86 mil pessoas.

Segundo o governo estadual o que se vê na portaria nº 80 do Ministério da Saúde, publicada no Diário Oficial da União, é uma antecipação de recursos que já eram de direito dos municípios e se desconta ao longo do ano.

De acordo com a portaria ministerial, “o gestor municipal de saúde poderá manifestar interesse pelos percentuais de dedução mensal de 30%, 30%, 20% e 20% ou 40%, 30%, 20% e 10% dos valores [antecipados]”, afirma o documento assinado pelo ministro Marcelo Queiroga. O total estimado para essa antecipação é de R$ 104 milhões para 155 municípios baianos.

Com a perda de equipamentos, insumos e até a destruição de Unidades Básicas de Saúde, os municípios lutam para reestruturar os serviços essenciais de saúde e evitar doenças como leptospirose, Dengue, Chikungunya, Influenza A e Covid-19 na população.

“É com surpresa e espanto que vemos essa atitude. São mais de 800 mil pessoas afetadas e os municípios encontram-se com estruturas arrasadas, sendo necessário recursos adicionais, não uma antecipação do que já era de direito das prefeituras. O Governo da Bahia tem recuperado pontes, estradas, enviado insumos, medicamentos e profissionais de saúde com recursos próprios e até o momento, o Ministério da Saúde enviou apenas 58 médicos dos 109 prometidos”, afirma a secretária da Saúde da Bahia, Tereza Paim.

Constrangimento político e religioso


Foto arquivo de Matheus Silva.

A missa de encerramento dos festejos em homenagem a São Sebastião, um dos padroeiros de Ilhéus, foi marcado por grande constrangimento político. Nenhum representante do poder publico municipal esteve na missa na Catedral de São Sebastião.

Segundo informações, a ausência foi bastante criticada pelos religiosos. A missa contou com a presença do Bispo da Diocese de Ilhéus, Dom Giovanni Crippa.

A oposição se fez presente e criticou a falta de organização na agenda municipal para prestigiar um evento tão importante para os ilheenses católicos.

Entre os presentes estavam o deputado estadual do PP, Eduardo Salles, e o presidente do PP Ilhéus, Cacá Colchões, entre outros.