Na Bahia, representantes do Governo Federal visitam FIOL, Porto Sul e Porto de Ilhéus


Prepostos do governo federal estão no sul da Bahia até está quinta-feira (21).

 

Desde o dia 19, integrantes do Governo Federal estão percorrendo o trecho I da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) e as obras do Porto-Sul, bem como a área do Porto do Ilhéus. Eles também irão participar de rodadas de conversas com empresários do setor produtivo da região.

Para o coordenador-geral de Projetos Ferroviários do MInfra, Thiago Alvarenga, a agenda é uma oportunidade para avaliar obras importantes do ministério que estão a todo vapor no estado. “O volume de investimentos privados e a preocupação com o cronograma de execução demonstram que o setor privado acredita na FIOL. O projeto será bem-sucedido e trará desenvolvimento para a região e pra logística nacional”, enfatizou Thiago.

De terça a quinta-feira, a comitiva visitará a Companhia de Docas da Bahia (Codeba), os lotes de 1 a 3 da FIOL, as obras do Porto Sul e empresas produtoras de minério, commodity com forte vocação na região. “O grupo multidisciplinar que integra a comitiva desta visita técnica entende que, somente a partir do fortalecimento da intermodalidade e do fomento a parcerias entre os setores público e privado levaremos a infraestrutura nacional aos níveis de que o país precisa para se desenvolver ainda mais”, declarou o diretor-presidente da Valec, André Kuhn.

FIOL II – A segunda etapa da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, denominada FIOL II, segue em obras no interior baiano. O trecho de 485,4 km, que vai de Caetité a Barreiras, está sendo construído pela Valec, gerando aproximadamente 1 mil empregos diretos e 2 mil indiretos. Em setembro de 2020, foi firmada parceria entre a Valec e o Exército para que a corporação atue nas obras de parte do lote 6 da ferrovia (aproximadamente 18 km), trazendo maior celeridade às obras. A meta da estatal é viabilizar a subconcessão da FIOL II ao entregar a obra com aproximadamente 80% de avanço físico até o final de 2022.

*Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Valec.

Idosos acima de 80 anos serão vacinados contra a Covid-19 nesta segunda (25) e terça (26) em Ilhéus


Idosos com mais de 80 anos serão vacinados contra a Covid-19 na próxima segunda (25) e terça-feira (26) em Ilhéus. As doses serão aplicadas nas unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Norte, Sul, Vilela, Olivença e Oeste (Banco da Vitória); no PA da Zona Sul e no CEMAE (antigo Colégio Fênix), das 9h às 16h. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informa que a vacinação é exclusiva para idosos acima de 80 anos.

É preciso levar documento de identificação, comprovante de residência, cartão de vacina e do SUS. As unidades do CRAS atenderão o público-alvo conforme a área de abrangência. Para evitar a transmissão da Covid-19, a população deve seguir todos os protocolos de segurança sanitária, com medidas de distanciamento social e uso da máscara de proteção e álcool em gel.

Pontos de vacinação:

Cras Norte

Endereço: Avenida Raimundo Sá Barreto, 539 – Jardim Savóia.

Cras Sul

Endereço: Avenida Dr Arnoldo Neves – Nossa Senhora da Vitória.

Cras Vilela

Endereço: Avenida Governador Paulo Souto (perto da Associação de Moradores), 625 – Teotônio Vilela.

CRAS Oeste

Endereço: Rua Duque de Caxias, 154 – Banco da Vitória.

CRAS Olivença

Endereço: Rua Almerindo Sarmento, 8 – Olivença.

PA da Zona Sul

Endereço: Rua Diaconisa Góes, 780 – São Francisco.

CEMAE – antigo Colégio Fênix

Endereço: Avenida Canavieiras, 275 – Cidade Nova

Mais de 19 mil baianos já tomaram a primeira dose da vacina contra Covid-19


Iniciada nesta terça-feira (19), a vacinação contra a Covid-19 no Estado já contabilizou 19.166 doses aplicadas. Esse número corresponde aos dados enviados por 306 municípios até às 14h desta quarta-feira (20). Deste total de imunizados, 17.649 são profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente no combate à doença. Outras 1.291 doses foram aplicadas em idosos institucionalizados, 28 em indígenas aldeados e 198 em pessoas com deficiência. Estes dados correspondem as primeiras doses aplicadas.

O município de Salvador é o que aplicou um maior número de doses, 4486 no total, seguido de Santo Antônio de Jesus, que já vacinou 1.000 pessoas, Lauro de Freitas (391) e Vitória da Conquista (372). Para ver a lista completa dos municípios que alimentaram a base de dados clique aqui (arquivo em anexo).

Diariamente a Secretaria da Saúde do Estado divulgará estes dados nos boletins da Covid-19.

Deputada Lídice da Mata vai aportar recursos para Itabuna avançar na agricultura e meio ambiente


As políticas públicas de valorização e fortalecimento da agricultura e do meio ambiente terão o aporte de recursos para que Itabuna avance na administração do prefeito Augusto Castro (PSD). A garantia é da deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) que recebeu um grupo de militantes socialistas itabunenses, acompanhados do secretário estadual do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira.

Na sede do PSB, no Rio Vermelho, em Salvador, a comitiva esteve sob a liderança do presidente do Diretório Municipal do PSB, Renato Costa. Foi integrada pelo secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima, pelo presidente da Fundação Marimbeta, professor José Valter Silva, e pelo vereador Adão Lima.

No encontro, a parlamentar destacou o significado da eleição do prefeito Augusto Castro, cuja proposta consagrada nas urnas pela população prevê a transformação dos parâmetros da Administração municipal. A deputada Lídice da Mata disse que vai cooperar neste projeto que Itabuna experimenta destinando verbas por meio de emendas ao Orçamento Geral da União.

Além disso, a deputada colocou seu mandato à disposição do município pela boa relação política com o prefeito e com a base de militantes e políticos do PSB. “Tudo farei para atender as necessidades da comunidade itabunense, com quem assumi um compromisso. Vamos, juntos, fazer a mudança que a sociedade deseja”,disse a deputada Lídice da Mata.

Encontro do Turismo Rural da Costa do Cacau Estrada do Chocolate


A Estrada do Chocolate, no sul da Bahia, é tema do Encontro do Turismo Rural da Costa do Cacau, que acontece nesta quinta-feira (21), às 14h30, no Centro de Convenções de Ilhéus. Com a participação do secretário do Turismo do Estado, Fausto Franco, e de empreendedores do cacau da região, o evento analisará diversas propostas de roteiros, envolvendo as fazendas que já estão aptas a receber visitação. Também serão abordadas as atribuições de cada um dos três níveis de gestão – estadual, municipal e iniciativa privada -, objetivando a consolidação do projeto.

Situada no trecho da BA-262 que liga Ilhéus e Uruçuca, a Estrada do Chocolate tem por objetivo possibilitar aos turistas vivenciar as etapas de produção do cacau e do chocolate por meio de visitas a fazendas tradicionais e fábricas, além de permitir o contato com um rico acervo histórico e cultural da região.

O roteiro inclui fábricas do parque moageiro de cacau, no Distrito Industrial de Ilhéus, fazendas com fábrica de chocolate gourmet e fazendas de cacau com acervo histórico-arquitetônico, entre outros atrativos. O passeio conduz o visitante por uma região repleta de belezas naturais no sul da Bahia, dotada de rios, cachoeiras e áreas de preservação ambiental.

Cercada pela Mata Atlântica, a Estrada do Chocolate lembra ainda os cenários da obra do escritor Jorge Amado, como “Terras do Sem-Fim” e “Gabriela Cravo e Canela”. O primeiro descreve o período de formação da zona cacaueira, com a sede pelo ouro do cacau, a luta pela posse da terra, o estabelecimento das plantações e a construção das pequenas cidades nos arredores de Ilhéus, no começo do século 20.

O segundo é um retorno do autor ao chamado ciclo do cacau, retratando o universo de coronéis, jagunços, dentre outros personagens que fizeram parte da sociedade cacaueira.

Ilhéus: Vacinação da 1ª fase prioriza trabalhadores da saúde no combate ao coronavírus


A vacinação contra a Covid-19 iniciada ontem (19) pela secretaria de Saúde do Município de Ilhéus (Sesau), está priorizando os trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus, conforme a recomendação do Ministério da Saúde e da secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A Sesau estima que dentro de uma semana, seja consumida a primeira remessa das 6.017 doses da 1ª fase.

De acordo com informações do setor de Imunização da Sesau, esse público de profissionais na linha de frente na outra contra o vírus corresponde a 35% dos 3.686 profissionais da Saúde na cidade. 241 trabalhadores da saúde, principalmente do Hospital de Ilhéus e do Vida Memorial foram vacinados ontem (19) contra a Covid-19. Onze equipes compostas por Enfermeiros da Atenção Básica e formandos do curso de Enfermagem das Faculdades de Ilhéus e Madre Thaís, além de continuarem a imunização dos trabalhadores de Saúde do Hospital de Ilhéus e Vida Memorial, também iniciaram hoje a vacinação no Hospital Regional Costa do Cacau, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas da Conquista, no Pronto Atendimento 24 horas da zona Sul e Samu.

“Queremos que os nossos guerreiros contra o coronavírus estejam ainda fortes para lutar contra esse terrível vírus, protegendo e cuidando da nossa população, por isso são prioridade”, disse o prefeito Mário Alexandre que parabenizou aos trabalhadores da saúde.

Amanhã, será a vez dos profissionais do Hospital São José e Coci.

A Sesau também organiza suas equipes para atender os indígenas do município e os idosos abrigados, como o público dos acamados do programa Melhor em Casa que foi iniciada hoje e dos 74 idosos do Abrigo São Vicente de Paulo, que serão vacinados amanhã (21). A estimativa da Sesau para atender a população prioritária estabelecida no Plano Municipal de Vacinação corresponde a 42.072 doses. Outras remessas de doses devem ser fornecidas pelo Ministério da Saúde e Sesab, conforme a disponibilidade.

Os efetivos da Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar tem desempenhado um papel fundamental desde a chegada das vacinas e no processo de imunização, garantindo a segurança do material e da população.

Informações da Secom Prefeitura de Ilhéus.

Itabuna: PM frustra roubo, liberta reféns e recupera celulares e moto


Dois homens foram presos em flagrante com uma arma de fogo por volta das 8h30 desta quarta-feira (20), no momento em que faziam reféns os funcionários de uma loja de aparelhos celulares e eletrônicos na Avenida Juracy Magalhães, centro do município de Itabuna. Policiais militares fizeram o cerco do estabelecimento, prenderam os acusados, libertaram os reféns e recuperaram 35 celulares roubados, além da moto com restrição de roubo que eles utilizavam.

Uma guarnição da Rondesp Sul foi acionada pelo Cicom – devido à proximidade em que se encontrava do local -, com a informação de um dos funcionários da loja que contou ter visto dois indivíduos com capacete, um deles usando a farda da Coelba, entrando no estabelecimento. Depois disso, o denunciante contou que não estava conseguindo entrar no local.

Ao perceber que havia reféns dentro da loja, imediatamente os policiais militares isolaram as imediações e realizaram o cerco. Guarnições do 15º Batalhão e do Esquadrão de Polícia Montada de Itabuna também foram acionadas para apoio e participaram da ação integrada. A guarnição da Rondesp Sul entrou no estabelecimento de dois andares e libertou três reféns amarrados no térreo. Os indivíduos estavam no andar de cima com mais um refém, quando houve a negociação mediada pelo tenente coronel Marinho, comandante da Rondesp Sul. Após alguns minutos, os pms conseguiram render os acusados e libertar o último refém.

Com eles foram apreendidos, além de 35 celulares, um revólver calibre 38 com três cartuchos e a moto que eles utilizariam na fuga com restrição de roubo. Os indivíduos e todo material recuperado foram encaminhados e apresentados na 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpim).

Vídeo que circula nas redes sociais, mostra a prisão dos dois meliantes:

Prefeitura divulga balanço de obras em Ilhéus


Cobertura de parte do canal do malhado.

A Prefeitura de Ilhéus dá seguimento às melhorias executadas na cidade, com obras já entregues e outras com conclusão prevista para os próximos meses. O pacote integra os serviços da primeira etapa do Calçadão da Rua Marquês de Paranaguá e do Canal do Malhado, requalificação dos mirantes e da Praça Santa Rita, na Conquista, obras de contenção de encostas nos altos do Coqueiro, Esperança e Nerival, além da construção do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), no Malhado.

Conforme a Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra), as equipes cumprem os prazos estipulados para a execução dos serviços. O prefeito Mário Alexandre destaca que o investimento em obras estruturantes é crucial para melhorar a qualidade de vida da população.

“A gente acompanha de perto o trabalho realizado e entende a importância de executar serviços que atendam as principais necessidades da comunidade. Mesmo com as dificuldades, conseguimos avançar com a entrega de escolas reformadas e melhoria asfáltica em diversas vias da nossa cidade”.

Balanço – A requalificação do Calçadão da Rua Marquês de Paranaguá contempla o revestimento em ladrilho hidráulico, piso tátil, canaleta de drenagem e uma nova iluminação. A segunda etapa, de acordo com a Seinfra, está prevista para ser iniciada em fevereiro, com os mesmos serviços.

O Alto da Esperança possui 95% de avanço físico e para a conclusão estão sendo feitas a concretagem do solo reforçado e confecção do corrimão, além da limpeza e construção do passeio, e guarda-corpo. A entrega está prevista para o final de janeiro. A área que faz parte do plano emergencial do Alto Nerival se encontra estabilizada. O serviço possui 86% de avanço físico e a obra complementar segue em ritmo acelerado com 27% de conclusão.

A contenção no Alto do Coqueiro apresenta 25,31% de execução. O serviço contempla a construção da escadaria e contenção de encosta com execução de furos no solo. As obras do Canal do Malhado estão em estágio avançado. Já foi finalizado o acabamento interno para desviar o fluxo de água e dar início ao serviço do lado direito. A obra possui 47% de avanço físico. A quadra poliesportiva da Barra de Itaípe possui com 80% de conclusão. Já foram executadas a instalação de alambrado e a construção de passeios externos, restando para esta etapa pintura, instalação das traves e rede de basquete e polimento do piso.

Os mirantes da Piqueira e do Plano Inclinado, na Conquista, já apresentam 65,33% de conclusão, com execução dos ladrilhos hidráulicos. O Município aguarda vistoria da Caixa Econômica Federal para liberação da próxima parcela ao fornecedor. A Praça Santa Rita, também localizada no bairro, apresenta 15% de execução, com conclusão dos serviços de demolição e movimento de terra.

A construção do CREAS apresenta 85% de avanço físico. Nesta etapa estão sendo instalados os metais, as esquadrias, louças, e feito o acabamento (pintura). A entrega está prevista para fevereiro. A unidade, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), fornece atendimento, acompanhamento e proteção às pessoas que tiveram seus direitos violados.

Dumar investe R$ 1 milhão e amplia produção de pescados em Ilhéus


A Dumar estima investir R$ 1 milhão para ampliar e modernizar a unidade fabril destinada ao processamento e conservação de peixes, crustáceos e moluscos, no município de Ilhéus. O protocolo de intenções foi assinado com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), nesta terça-feira (19). Além de manter os 19 empregos diretos existentes, a empresa vai gerar 60 novas vagas de trabalho.

“O setor pesqueiro tem crescido muito na Bahia. Ano passado atraímos três empreendimentos do segmento para Lauro de Freitas, Feira de Santana e Ilhéus, onde a Dumar vai ampliar suas atividades. Juntos, os quatro investimentos vão gerar R$ 215,6 milhões. Esses investimentos são importantes, pois impulsionam o mercado local”, afirma o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico.

De acordo com o proprietário Joilton Machado, com a ampliação, a produção atual de 30 toneladas/mês pode chegar a 90 toneladas por mês. “Nossa produção deve dobrar logo nos primeiros meses de ampliação, com previsão de aumentar mais ainda e triplicar o número de funcionários. Eu acho que o mais importante disso tudo é a possibilidade de gerar mais emprego neste momento em que tanta gente ficou desempregada. Conseguimos enfrentar a pandemia e o crescimento nos encorajou a partir para ampliação”, destaca.

13,6 milhões ainda terão saque do auxílio emergencial em janeiro


Falta uma semana para encerrar o calendário do auxílio emergencial e um total de 13,6 milhões de beneficiados ainda terão saque liberado neste mês. Nesta quarta-feira (20), 3,5 milhões nascidos em setembro poderão resgatar em dinheiro ou transferir o valor já depositado na conta poupança digital. O pagamento termina na próxima quarta (27), com 3,3 milhões nascidos em dezembro.

Foram creditados R$ 2,4 bilhões para o grupo com saque liberado hoje e que faz parte dos ciclos 5 e 6 de pagamentos. Desse total, R$ 2,16 bilhões são referentes às parcelas do auxílio emergencial extensão, de R$ 300, e o restante, R$ 212,7 milhões, às parcelas do auxílio emergencial de R$ 600.

Esta é a última parcela do benefício que começou em abril de 2020, para minimizar os impactos da pandemia de coronavírus entre os trabalhadores informais e população de baixa renda. Foram cinco parcelas de R$ 600 e quatro de R$ 300, sendo que mães chefe de família tiveram direito em dobro. O auxílio beneficiou 67,9 milhões de pessoas, com R$ 294 bilhões.