Mais de 10 mil aposentados e pensionistas do Estado são convocados para a prova de vida


A Superintendência de Previdência do Estado (Suprev) está convocando os servidores inativos e pensionistas que aniversariam no mês de setembro para realizar a prova de vida. O grupo é formado por 10.197 beneficiários do Poder Executivo Estadual, 334 do Tribunal de Justiça e oito do Ministério Público que precisam se submeter ao procedimento até o próximo dia 30 para não correr o risco de ter o benefício suspenso.

A agenda de convocação da Previdência Estadual segue sempre o mês de aniversário do beneficiário. A coordenadora de Relacionamento com o Beneficiário da Suprev, Sílvia Machado, informa que os convocados que estão em dia com o cronograma e têm cadastro no TRE e Senatran devem fazer a Prova de Vida Digital de qualquer celular com acesso à internet por meio do aplicativo GOV.BR. Para isso, basta baixar o aplicativo e abrir uma conta no GOV.BR.

No canal do YouTube da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), os usuários encontram um vídeo com o passo a passo completo para o procedimento. “A prova de vida é de fundamental importância para que a Previdência possa ter o controle do benefício, evitando pagamentos indevidos e tentativas de fraude, além de manter a base cadastral atualizada; daí a importância de cumprir os prazos”, ressalta Sílvia.

A coordenadora alerta ainda que há pendências na prova de vida de 2.423 beneficiários do Poder Executivo e 76 do Tribunal de Justiça e Ministério Público aniversariantes de agosto. “Em casos de eventuais suspensões, o pagamento é retomado à medida que o beneficiário se submete ao procedimento”, orienta ela.

Além da versão digital, os beneficiários podem optar pelas modalidades de prova de vida por videoatendimento ou presencial. Nestes dois casos, o serviço está disponível para todos os convocados, incluindo retardatários, com agendamento prévio por meio do SAC Digital ou no call center da Suprev/SAC pelos telefones 0800 071 5353 (para ligações gratuitas por celular ou fixo, de qualquer lugar do Brasil) e (071) 4020-5353 (para Salvador e Região Metropolitana, de telefone fixo ou celular). Mais informações podem ser obtidas no RH Bahia.