Comércio de Ilhéus tem grande fluxo de pessoas de outros municípios


Em contato com o Blog Agravo, alguns leitores, principalmente motoristas de aplicativo, denunciam que grande parte do fluxo de pessoas no comércio de Ilhéus é originado de outros municípios.

Segundo eles, os dados dos aplicativos mostram uma grande movimentação de pessoas de Itabuna para Ilhéus, e vice-versa.

Durante a abertura parcial do comércio nesta quarta-feira (03), o grande fluxo de pessoas ligou o alerta vermelho, com registros de enormes filas para entrar em lojas.

“ É bom pra gente que está ganhando dinheiro. Mas pelo outro lado é ruim que a doença pode se alastrar”, salientou um motorista de aplicativo que preferiu não se identificar.

Prefeitura de Ilhéus intensifica fiscalização no comércio para conter aglomeração
Imagem do Centro de Ilhéus. Foto da Prefeitura de Ilhéus.

Segundo a Prefeitura de Ilhéus, a fiscalização foi intensificada nos estabelecimentos, em cumprimento ao decreto municipal. A medida segue parâmetros de segurança para minimizar os riscos de contaminação por coronavírus.

“Avançamos para a fase dois, conforme o plano de retomada econômica elaborado pelo decreto municipal. Continuamos vigilantes ao uso de máscara e à adoção das medidas de higiene e distanciamento social. A população deve estar ciente de que a flexibilização está condicionada ao cenário epidemiológico da doença e será dividida em quatro fases, todas programadas para reabertura controlada dos estabelecimentos. Caso a cidade apresente alto índice de contaminação, pode haver regressão no processo de reabertura”, ressaltou o prefeito Mário Alexandre.

O gestor enfatizou que a retomada das atividades segue critérios específicos e previamente aprovados pelo Gabinete de Crise, através do diálogo com representantes do setor. Os locais que não cumprirem as determinações serão autuados e fechados. Os proprietários devem adotar medidas de segurança e proteção, com utilização de máscara pelos colaboradores e clientes, disponibilização de álcool em gel e organização de filas dentro e fora dos estabelecimentos, pois do contrário poderão ter a atividade suspensa.

A fiscalização do Município fechou estabelecimentos que não se adequam à segunda fase. A operação é realizada por equipes do setor de Fiscalização de Posturas, Fiscalização de Operações Especiais (FOE), Conselho Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Condecon), agentes da Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade (Sutram) e efetivos da Guarda Civil Municipal (GCM), com apoio da Polícia Militar da Bahia.