Navio de Singapura passa por fiscalização após atracar no Porto de Ilhéus


Porto de Ilhéus. Foto arquivo.

Um navio com bandeira de Singapura atracou neste final de semana em Ilhéus, no sul da Bahia, e despertou preocupação por parte da Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA) por medo do coronavírus. Segundo o órgão, a embarcação IVS Kestrel vem do porto de Praia Mole (ES). Ele esteve antes em Porto de Espanha (Trinidad e Tobago) e Nova Orleans (EUA), todos portos fora da China, local onde o surto da doença surgiu.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está acompanhando o caso de perto. De acordo com Gleidson Santana, coordenador de vigilância em Saúde Ambiental de Ilhéus, uma reunião nesta segunda-feira (3) vai definir as diretrizes e protocolos que serão adotados no município. Parte da tripulação é natural das Filipinas, país que registrou a primeira morte em decorrência da doença fora da China.

“Estamos acompanhando através da Anvisa, que é responsável por essa fiscalização. Até o momento, não houve intercorrência. A reunião é para definir os protocolos, tanto de Influenza, que já temos protocolo definido, como para o Coronavírus. Apesar de não ter um definido, podemos usar o mesmo protocolo de Influenza. Vai ser uma reunião de alinhamento”, declarou, em entrevista à TV Bahia. Ainda segundo o coordenador, não há motivo de se preocupação imediata sobre o navio por ele estar fora janela de contaminação. ( Metro1)