Vereador Pastor Matos reivindica delegacia especializada no atendimento de crianças e adolescentes para Ilhéus


Vereador Pastor Matos reivindica delegacia especializada no atendimento de crianças e adolescentes para Ilhéus

Na última sexta-feira, dia 7, o vereador Pastor Matos (PSD), presidente da Comissão de Direitos Humanos na Câmara de Ilhéus, se reuniu com o Deputado Estadual Samuel Júnior (PDT), em Salvador, para discutir a necessidade da implantação de uma Delegacia Especializada em crimes contra a Crianças e Adolescentes, em Ilhéus.

Na oportunidade, o vereador Matos protocolou no gabinete do deputado o requerimento N°215/2019, solicitando que a demanda seja encaminhada ao Governo do Estado, mediante a apreciação da Assembléia Legislativa da Bahia-ALBA.

O vereador destacou que o objetivo da iniciativa é buscar apoio junto à classe política para que este importante instrumento de combate à violência contra crianças e adolescentes seja implantado no município de Ilhéus. “Nosso requerimento foi subscrito por outros 11 vereadores na Câmara, agora pretendemos buscar o apoio político também na esfera estadual”, explicou Pastor Matos.

Em sua justificativa, o documento esclarece que diante da realidade que afeta o município de ilhéus no que se refere aos elevados índices de violência, abuso e exploração sexual contra o público infantojuvenil, especialmente entre as classes de maior vulnerabilidade social, a implantação de uma delegacia especializada é fundamental, não só para a punição dos agressores, mas também para o levantamento de dados e para o amparo às vítimas em um ambiente mais adequado a suas condições pessoais.

Militante luta em defesa dos direitos da criança e do adolescente, o vereador Matos foi conselheiro tutelar por dois mandatos e é autor da Lei 3876/2018, que instituiu em Ilhéus a Semana Municipal de combate a Violência e a Exploração Sexual Infantojuvenil.