Após reivindicações, SIT inicia manutenção de trechos que ligam Ilhéus a mais três municípios


Operação de manutenção já foi iniciada.

A Superintendência de Infraestrutura de Transportes da Bahia (SIT) iniciou na quarta-feira (24), os serviços de manutenção em trechos de rodovias como a BA-001, que liga os municípios de Ilhéus e Itacaré e Ilhéus-Canavieiras, no sul da Bahia. O caminho oferece trilhas em áreas remanescentes da Mata Atlântica nordestina, além de praias paradisíacas.

As melhorias contemplam ainda a BR-251 (Ilhéus-Buerarema) eBA-262 (Ilhéus-Uruçuca). Na BR 251,  equipes atuarão com uma máquina patrol já no início da próxima semana.

A realização dos serviços na rodovia BA 001 só foi possível depois de forte pressão política individualmente do prefeito de Ilhéus,Mário Alexandre, vereador ilheense Paulo Carqueija, e o deputado estadual Pedro Tavares.

Autor de requerimento do legislativo ilheense cobrando a realização dos serviços na BA 001, o vereador Paulo Carqueija comemorou a informação sobre o início do serviço passada diretamente pelo preposto do SIT, o engenheiro Saulo Ponte.

Segundo informações do secretário municipal de Infraestrutura de Ilhéus, Átila Docio, “no bojo das intervenções, trechos da zona norte de Ilhéus que compreende a Avenida Itacanoeira, no bairro Jardim Savóia e Iguape serão recuperados. As equipes vão avançar nos pontos mais críticos, em que haviam buracos que deixavam perigoso o tráfego por estas artérias. A ação só foi possível graças ao bom relacionamento entre a Administração Municipal e o Governo do Estado”, ressaltou.

Docio explicou também que, além dos serviços de manutenção da primeira estrada ecológica do país, trechos danificados do Polo industrial devem receber as melhorias em aproximadamente um mês. “Uma reivindicação do prefeito Mário Alexandre tem peso, e a expectativa é que tão logo seja finalizada essa obra, terminam também os transtornos necessários que ocorrem durante a reforma”, concluiu.

Os serviços são realizados pela empresa Terquip Engenharia, que incluem recuperação da base, remoção do borrachudo e a execução do solo-brita, para depois vir o asfalto.