Carros abandonados nas ruas são risco para os moradores de Ilhéus


Na operação, cerca de 35 veículos foram notificados, sendo que 11 foram recolhidos para o pátio.

Carros abandonados fazem parte do cenário de muitas ruas em Ilhéus. Moradores denunciam que muitos desses veículos servem como esconderijo para bandidos e podem apresentar riscos à saúde, por acumular água. Desde o último dia 18 de março, a Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade (Sutram) iniciou a retirada de carros em situação de abandono que se encontram nas ruas da cidade, como forma de proteger a população das doenças provocadas pelo mosquito da dengue.

 Somente na primeira semana de operação, cerca de 35 veículos foram notificados, sendo que 11 foram recolhidos para o pátio. Na Rua Barão do Rio Branco, Pontal, os veículos passam até despercebidos. Mas é só reparar nos pneus furados e a cor desbotada da pintura para saber que está abandonado. Segundo a vizinhança, dois carros foram deixados no local há cerca de três anos. A situação foi a mesma na Rua Rambudo de Cima, na Conquista, onde dois carros ocupavam espaço na estreita via.

Conforme informações da autarquia, o prazo de recolhimento do veículo é de até 48 horas depois da notificação. Os veículos removidos das ruas são enviados para um pátio próprio, e depois de 60 dias irão a leilão, se não forem resgatados pelos proprietários. O titular da Sutram, Gilson Nascimento explica que “durante as abordagens, os agentes de trânsito vão também conscientizar os proprietários quanto às consequências para a saúde e segurança da população”.

Oficinas mecânicas – Além dos veículos automotores abandonados, a Sutram notificou também cinco oficinas mecânicas que realizavam serviços em calçadas. O prazo concedido para que estes estabelecimentos realizem suas atividades, foi de 96 horas a partir da notificação. Ao longo da semana, o órgão vai atuar na zona norte do município.

A população pode ajudar na operação, informando à Sutram sobre veículos abandonados nas ruas. Os moradores podem ligar para o Disk Denúncia (73) 98147-8798, para contatos via WhatsApp.