Crea-BA apura estrondo e tremor na estrutura do Campus da FTC de Conquista


Laudo técnico da equipe de manutenção da instituição de ensino será apresentado na próxima semana.

Um estrondo e tremor na estrutura do Campus da FTC, de Vitória da Conquista, na última segunda-feira (25), gerou pânico entre estudantes e professores. O fato levou uma equipe da inspetoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, nesta quarta-feira (27), ao local para fazer uma vistoria técnica. Participaram da ação a inspetora-chefe, engenheira civil Nelma Moraes, o fiscal Valdemar Batista e os engenheiros Raoni Correia e Rubem Fernandes.

De acordo com a inspetora Nelma Moraes, foi constatado que o problema ocorreu no Módulo 04, que possui dois pavimentos com oito salas. “Constatamos que houve um rompimento nas partes soldadas de uma das vigas de estruturas metálicas de uma das salas. Não há risco de colapso, todas as vigas já estão estabilizadas com escoras, a área está isolada, a estrutura não tem o risco de desabar”, garante a engenheira.

Moraes informou que a equipe de engenharia responsável pela FTC emitirá na próxima semana um laudo técnico da estrutura com informações sobre as causas e medidas de segurança que estão sendo adotadas no prédio. A área está interditada e a sugestão do Crea é que continue até as investigações concluírem. “A ação faz parte do compromisso social que o inspetor e o Crea têm com a sociedade. Continuaremos atentos”, informa.

O trabalho do Crea-BA é fiscalizar o exercício ético e legal da profissão. Além de Vitória da Conquista, o Conselho tem inspetoria em outras 25 cidades baianas.