Ilhéus reforça atendimento à Saúde e entrega duas novas ambulâncias do SAMU


Foto divulgação.

Melhorar a saúde do município e ampliar o atendimento à população. Com esse sentimento, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, acompanhado da deputada estadual, Ângela Sousa, apresentou duas novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192), nesta quinta-feira (22), que vão ampliar e fortalecer o serviço de atendimento de urgência e emergência da cidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), as novas ambulâncias são modelos perfilados de suporte básico de vida, equipadas com maca, cilindro de oxigênio e colar cervical, prontas para atender a população.

O ato oficial aconteceu no Centro Administrativo do Bairro da Conquista e contou com a presença do secretário de Saúde do município, Geraldo Magela; diretor regional do SAMU, Cyomar de Mattos Dias, vereadores, secretários municipais e representantes de entidades ligadas a Saúde. Os novos veículos foram adquiridas com recursos próprios e encaminhados ao município por meio do Governo Federal, via Ministério da Saúde. Cada ambulância custou, em média, R$ 179 mil. Ao todo, o serviço opera no município com cinco ambulâncias, sendo quatro do modelo básico, e uma avançada, além de duas motolâncias.

Outras conquistas – No início do mês, o prefeito assinou ordem de serviço para a obra de requalificação do antigo anexo psiquiátrico do Hospital Regional Luiz Viana Filho, onde serão instaladas as novas sedes do SAMU e do Programa de Saúde da Família (PSF) do bairro Conquista. No total, Ilhéus está adquirindo 14 novas ambulâncias, sendo quatro com recursos próprios – as duas incorporadas à frota do SAMU e duas que irão prestar atendimento exclusivo à população da zona rural. As outras 10 unidades serão adquiridas por meio de recursos financeiros oriundos de emenda parlamentar de vários deputados.

O prefeito Mário Alexandre celebrou a conquista. Para ele, foi preciso enfrentar os problemas de frente e mostrar a força do trabalho. “Já entregamos vários postos de saúde e estamos reformando outros. Em alguns casos, foi preciso reconstruir as ruinas deixadas. Avançamos e, finalmente, hoje temos atendimento pediátrico no Vida Memorial, UPA Municipal 24 horas, e ano que vem, o novo hospital materno infantil, na Conquista e uma UPA Regional, no bairro do Malhado em parceria com o Governo do Estado”, salientou.

Geraldo Magela destacou avanços, apontando para uma política de gestão austera. Para o gestor da Saúde em Ilhéus, os resultados positivos da pasta trazem ainda os efeitos da boa parceria com o Governo do Estado. “Mesmo com a crise que assola o país, estamos conseguindo entregar ambulâncias com recursos próprios. O prefeito insistiu, reorganizou o sistema e ampliou os serviços da rede de atenção básica na saúde pública, imprimindo um novo capítulo na história desta cidade. A população já pode comemorar mais esta conquista”, comentou.