Infraero entrega aeroporto de Ilhéus que fica sem prontidão noturna para emergências


Pista do aeroporto Jorge Amado – José Nazal

O Vereador ilheense Ivo Evangelista (PRB) usou as redes sociais para denunciar o fechamento do aeroporto Jorge Amado no período da noite, inclusive para emergência noturna.

“Mais uma maldade do governo do estado. A partir de hoje a Infraero deixa de administrar o aeroporto de Ilhéus, pois não terá prontidão noturna, estará fechado para vôos. Como vai ser para as situações de emergência? Que retrocesso para nossa cidade. Ficamos sem o regional, agora reduz a capacidade do nosso aeroporto.” Declarou o vereador em redes sociais.

Além do vereador, vários empresários de Ilhéus relataram o problema, e protestaram afirmando que o município perdeu com a transferência do aeroporto para o estado.

O Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, no sul da Bahia, será administrado pela concessionária Socicam a partir deste sábado (3). Vencedora de licitação, a empresa assume a gestão do equipamento na região cacaueira após um período de aproximadamente um mês em fase de operação assistida. O aeroporto se destaca por atrair turistas e negócios para o território baiano.

Considerado um dos mais importantes do sul do estado, o equipamento opera com voos regulares e recebe uma média de 700 mil passageiros por ano. O investimento previsto para execução de serviços é de R$ 100 milhões ao longo do período de 30 anos de contrato, sendo R$ 30 milhões nos primeiros cinco anos.

“A nova empresa responsável pela gestão do aeroporto vai realizar a ampliação do terminal de passageiros e do estacionamento de veículos e a implantação da área de segurança na cabeceira da pista [RESA]”, destaca o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, sobre os serviços que serão feitos no primeiro ano de contrato.

Tentamos sem sucesso entrar em contato com concessionária Socicam.