No Vale do Jiquiriçá, Angelo Coronel, diz que vai fazer dobradinha com Otto Alencar para lutar pela recuperação dos rios baianos


Angelo Coronel, Jaques Wagner e Rui Costa

O candidato ao Senado na Coligação MAIS TRABALHO POR TODA A BAHIA, Angelo Coronel, disse ontem (26.09), durante caminhada pelos municípios do Vale do Jiquiriçá, que irá lutar no Senado Federal, ao lado do senador Otto Alencar, pela recuperação e revitalização dos rios da Bahia. “Estive com o senador Otto Alencar na Cachoeira do Rio Mosquito, na Chapada Diamantina, e lá assumi o compromisso de lutar, junto com ele, no Senado, pela preservação e recuperação dos nossos rios. Nessa visita de hoje, pelos municípios do Vale do Jiquiriçá, reforço esse pacto, e vou trabalhar pela revitalização do rio Jiquiriçá, com 275km de extensão, que está com sua nascente e a sua vazão comprometidas”, alerta o candidato do PSD ao senado.

Atualizando o Censo IBGE 2000, a população do Vale do Jiquiriçá é de cerca de 500 mil pessoas, distribuída entre os municípios de Amargosa, Brejões, Cravolândia, Elísio Medrado, Iaçu, Irajuba, Itaquara, Itatim, Itiruçu, Jaguaquara, Jaguaripe, Jiquiriçá, Lafaiete Coutinho, Lage, Lajedo do Tabocal, Maracás, Milagres, Mutuípe, Nova Itarana, Planaltino, Santa Inês, Santa Terezinha, São Miguel das Matas, Ubaíra e Valença

“O rio Jiquiriçá vem sofrendo impactos ambientais muito fortes, seja pelo uso de agrotóxicos na agricultura, seja pelo esgoto urbano de todas essas cidades. Precisamos de uma política imediata e urgentíssima para salvar os rios do país. Esta é uma prioridade máxima, com a alocação de recursos para desapropriar os imóveis que estão nas margens dos rios, para o plantio de matas ciliares e para a recuperação das nascentes”, advoga Angelo Coronel.

O candidato ao Senado disse que o governo Lula foi marcado pela grande obra de transposição do Rio São Francisco, mas que o próximo presidente, Fernando Haddad, deve marcar sua gestão pela grande obra de preservação e de recuperação das bacias hidrográficas brasileiras. ”O rio Jiquiriçá, assim como diversos rios que cortam a Bahia, está à beira da falência, com mortandade de peixes, esgotos despejados sem nenhum tipo de tratamento, águas contaminadas por agrotóxicos. Da nascente à foz dos rio é possível se registrar todo o tipo de agressão”, concorda o senador Otto Alencar.

“O país investiu cerca de R$ 10 bilhões na transposição do Rio São Francisco. Agora é hora de dobrar esse investimento para fazer o renascimento dos nossos cursos d’água, que recebem os efluentes não tratados e os resíduos sólidos das atividades urbanas e rurais das cidades. O governador Rui Costa já se comprometeu a resolver a questão do abastecimento de água para o Jiquiricá no seu próximo governo, mas precisamos fazer mais e fazer renascer o rio”, diz o candidato ao Senado pelo PSD.

A caravana da “Correria pela Bahia”, com Rui Costa, João Leão, Jaques Wagner e Angelo Coronel, continua amanhã, com caminhadas em Barra do Mendes, Ibipeba, Ibititá, Lapão e Irecê.