Sonora Festival Litoral Sul abre inscrições para edição 2018


A partir desta segunda-feira, 18, compositoras de toda a Bahia podem se inscrever no Sonora Festival Litoral Sul/BA. As inscrições vão até o dia 27 de julho e têm como objetivo selecionar as atrações que se apresentarão. Realizado em 2017 como Sonora Ilhéus, este ano o evento acontecerá entre 06 a 08 de setembro de 2018, em Ilhéus e Serra Grande (Uruçuca).

O Sonora Festival

O “Sonora • Festival Internacional de Compositoras” é um festival que surgiu no Brasil em 2016 a fim de dar visibilidade e legitimar a presença da mulher compositora no cenário musical, estimulando o seu fortalecimento no âmbito individual por meio da coletividade. O projeto surgiu da hashtag #mulherescriando, que foi criada pela musicista Deh Mussulini para romper o imaginário de que existem poucas compositoras, ou seja, mulheres que criam sua arte.

Em Ilhéus/BA, aconteceu pela primeira vez entre 14 e 16 de setembro de 2017 e trouxe a cidade para o circuito internacional de apresentações do Sonora com três dias intensos de programação, repletos de atividades protagonizadas por mulheres baianas e, quando não gratuitas, a preços muito acessíveis.Caracterizou-se como uma mostra artística e cultural composta por cortejo de abertura, cine-debate, roda de conversa, oficina de dança, performances poéticas, bazar e shows musicais com oito compositoras baianas de Ilhéus, Itabuna, Salvador, Buerarema, Uruçuca e Barra do Mendes.

Participação

As regras para a participação na edição local do maior festival de música do mundo permanecem as mesmas do ano passado. Podem se inscrever no Sonora Festival Litoral Sul, compositoras baianas ou radicadas no Estado, cis ou transgênero, de qualquer vertente musical (inclusive instrumental), informando se a apresentação ao vivo será feita pela própria compositora ou por uma intérprete. Serão selecionadas até 10 (dez) compositoras pela curadoria do festival, com as quais a produção entrará em contato via e-mail.

Por se tratar de um evento colaborativo e independente desprovido de patrocínio, o Sonora Festival Litoral Sul/BA não disponibiliza de recursos para pagamento de cachê às artistas. A equipe do evento garante assessoria de imprensa, registro fotográfico e audiovisual das apresentações como forma de contrapartida a todas as compositoras participantes.

Para se inscrever, basta curtir a fanpage do evento no Facebook, preencher o formulário e aguardar o contato da produção caso seja selecionada. As inscrições vão até o dia 27 de julho de 2018 e são gratuitas! Não fique de fora! Clique AQUI e inscreva-se!