Grupo Chinês faz visita técnica ao Porto de Ilhéus


Foto divulgação Codeba.

Representantes da China Communication  Construction Company Group – CCCC  estão interessados nos portos públicos da Bahia e, nesta segunda (16), fizeram visita técnica às instalações do Porto de Ilhéus. No Sul da Bahia, eles foram acompanhados pela diretoria da Bahia Mineração (Bamin) e  recebidos pelos diretores Carlos Taboada – Infraestrutura e Gestão Portuária, Marise Chastinet – Gestão Comercial e de Desenvolvimento, da Codeba.

O grupo de chineses fez muitas perguntas, circulou pelas instalações e, no final, demonstrou interesse em usar o Porto de Ilhéus na realização das suas atividades na Bahia. A Bamin e a CCCC assinaram em setembro do ano passado um Memorando de Entendimentos com o objetivo de desenvolver  o sistema ferroviário (Fiol) entre Ilhéus e Caetité, o Porto Sul e o projeto Pedra de Ferro que pretende viabilizar a produção de 18 milhões de toneladas/ano de minério de ferro por um período de 30 anos. “Pretendemos descarregar os materiais dos projetos através do Porto de Ilhéus, que possui as condições de infraestrutura adequadas”, disse Liu Yueping, representante da CCCC na América.

Para o diretor Taboada a visita dos Chineses é importante não só para a cidade de Ilhéus e toda a região, como também para o Estado da Bahia. “Eles pretendem assumir a obra da FIOL, o trecho Caetité – Salvador com o transporte de minério, e isso vai gerar um fortalecimento da economia. Com novos empregos, implantação de novas indústrias, e até o Porto Sul ficar pronto, vão usar o Porto de Ilhéus”. A diretora Marise completou que este encontro possibilita viabilizar negócios diretamente da China com Salvador e Ilhéus o que é muito positivo para a Bahia.

Minério de ferro 

O Pedra de Ferro é um projeto integrado de mineração da Bamin que consiste em uma Mina em Caetité, com todo o beneficiamento do Minério de Ferro, e deverá utilizar como corredor logístico a Ferrovia Fiol e o porto a ser implantado na região Norte de Ilhéus que é o terminal de Aritaguá.

Segundo o diretor de projetos da Bamin, Alberto Vieira, o Porto de Ilhéus tem uma localização estratégica que vai suportar muito o fornecimento de insumos para a construção do Porto de Aritaguá. “Nós podemos receber navios de bandeiras nacional  ou internacional, executar pequenos serviços, principalmente de pré moldados, estacas e materiais para a construção Off Shore”, explicou.

Alberto informou que estão em fase final de negociação com os potenciais investidores, que são o CCCC, a Creck e a DHI. O prazo de implantação total do projeto são 38 meses.

Com o novo terminal, a Bamin estima a movimentação inicial de 18 milhões de toneladas de minério de ferro, com possibilidade de expansão para grão e fertilizante, no futuro próximo.

Fonte: Ascom – Codeba