Ilhéus: Liberado recurso para reforma do altar da Igreja São Jorge


Igreja São Jorge é a mais antiga igreja da cidade que fora construída em 1556.

Foi publicado na última semana no Diário Oficial do Estado, o Termo de Colaboração entre o IPAC-Instituto do Patrimônio, Artístico e Cultural da Bahia, com a Diocese de Ilhéus para apreciar com o recurso de R$ 200.000,00 ( Duzentos Mil reais) o projeto Todos pela Igreja São Jorge para restauração do Altar Mor.

Os recursos são originados da emenda do Deputado Bebeto Galvão (PSB), e já estão disponíveis nos cofres do IPAC.

A Igreja Matriz de São Jorge, um dos mais importantes monumentos históricos e arquitetônicos de Ilhéus, é a mais antiga igreja da cidade e fora construída em 1556. Está situada no centro de Ilhéus na esquina da Rua Conselheiro Dantas, uma rua cheia de histórias, inclusive muito contadas nos livros de Jorge Amado.

A igreja apresenta arquitetura colonial e primitiva, sendo uma das mais antigas do país, foi construída no período das capitanias hereditárias em homenagem ao Santo Padroeiro da cidade, São Jorge, a imagem do São Jorge da igreja é diferente do São Jorge das religiões de matriz africana. A edificação abriga no seu interior o Museu de Arte Sacra, fundado no ano de 1970, que possui um acervo com valiosas imagens barrocas, alfaias, objetos para cultos e documentos sacros. Além de peças com valor histórico, antigas e raras.