Seminário promovido pela Acsulba discutiu o fortalecimento do Legislativo


Discutir o fortalecimento do Poder legislativo municipal foi o principal objetivo do 19º Seminário sul Baiano de Vereadores, realizado no auditório da Câmara Municipal de Ilhéus, na última sexta-feira, dia 23. Durante todo o dia, uma série de palestras fez parte da programação do evento, que contou com a participação de assessores e vereadores de várias cidades da Bahia, entre elas Eunápolis, Barra do Rocha, Canavieiras, Ibiá, Itabuna, Maraú e Ubatã.

Na abertura o vereador ilheense e presidente da Associação das Câmaras e vereadores do Sul da Bahia (Acsulba), Ivo Evangelista Santos (PRB) fez uma homenagem ao procurador da entidade e ex-vereador ilheense, Joabs Ribeiro, “um dos grandes responsáveis em fundar a Acsulba, em 1999, e dar início ao processo de fortalecimento do poder legislativo não só aqui na região, mas em toda a Bahia. A experiência de Joabs, como vereador e como advogado, foi fundamental, para que conseguíssemos avançar e servir de referência para regiões do estado”, afirmou Evangelista.

O evento contou ainda com a presença do procurador da União de Vereadores do Brasil, Eduardo Requião, que aproveitou a oportunidade para pedir a população que continue cobrando esclarecimentos sobre os assassinatos da vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson, mortos no último dia 14 no Rio de Janeiro (RJ). Já o presidente da Câmara de Vereadores de Eunápolis, Paulo Brasil, convidou o vereador Ivo Evangelista para levar mais uma edição desse evento à sua cidade. “Assim vamos abranger mais municípios e discutir a importância de capacitar nossos vereadores, discutindo assuntos pertinentes e garantindo mandatos mais fortes”, explicou.

O secretário de Finanças de Ilhéus, Adriano Sales, proferiu palestra sobre Planejamento municipal e focou sua palestra no orçamento. “Todo gestor deve ter o orçamento como prioridade, observando sempre as diretrizes do Plano Plurianual”. O tema “Oratória” foi abordado pelo professor Eufrásio Pereira de Souza, enquanto que o representante do Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP), Otaviano Neto falou sobre as “Competências e obrigações do vereador”. O estudante de mecatrônica Jhon Ferreira e a comunicóloga Juliana de Moura proferiram palestra sobre “Comunicação e Mídias Sociais” e a diretora do Instituto Nossa Ilhéus, Socorro Mendonça falou sobre o “Compromisso do Legislativo com a sustentabilidade”, encerrando o evento, já na parte da tarde.

Ao encerrar o evento, o vereador Ivo Evangelista agradeceu à todos e principalmente aos convites recebidos para levar o seminário à outras cidades da Bahia. “ficamos felizes em saber que os vereadores da Bahia querem se capacitar e buscar estarem cada vez mais prontos para atender as demandas dos cidadãos de suas comunidades e transformá-las em qualidade de vida, de forma efetiva e eficiente”. Também estiveram presentes ao Seminário presidente da Câmara de Vereadores de Barra do Rocha, Washington Mendes, além dos vereadores ilheenses Antônio Raimundos Matos (Pastor Matos), Gil Gomes e Makrisi Angeli.