Ilhéus conta com o Balcão de Justiça e Cidadania a serviço da população


O Balcão de Justiça e Cidadania oferece serviços jurídicos gratuitos à população

 

Pessoas que buscam mediações consensuais relativas à área de família como divórcio, pensão alimentícia, dissolução de união estável, reconhecimento espontâneo de paternidade e na área cível, a exemplo de cobrança de dívidas e conflito de vizinhança, podem contar com o Balcão de Justiça e Cidadania. O programa é uma parceria entre a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e o Governo do Estado da Bahia (Saeb) e funciona na sala 10 do SAC, das 07:30 horas às 13:00 horas, com número 73-3231-4402 para contato.

 

Além das mediações mencionadas, o Balcão também oferece orientações jurídicas de outras áreas, totalmente gratuito e sem necessidade de advogado. Vale ressaltar que o serviço é ofertado para aqueles casos consensuais, em que as partes estão dispostas a resolver o problema, como, por exemplo, em relação ao divórcio, no qual as duas partes queiram realmente se divorciar. Para ser atendido, o interessado deve pegar uma senha que é disponibilizada na recepção do SAC, sem necessidade de fila nem horário para marcar atendimento. O Balcão funciona com uma funcionária da Saeb e com a advogada Liz Zumaeta.

 

Segundo a explicação da advogada Liz, “Um cidadão quer se divorciar, por exemplo. Dirige-se ao SAC, pega uma senha na recepção para a sala 10 e aqui será orientado sobre quais documentos necessários. Após esta triagem, faremos uma ficha de atendimento, marcando o dia e horário da audiência, que é realizada no próprio setor, por mim. Depois da audiência, é só aguardar a sentença, que é proferida pelo juiz da 1ª Vara de Família, Dr. Helvécio Argollo. Entramos em contato com as partes, via telefone, para a entrega da sentença. E então o caso está resolvido”.