Pressão dos vereadores deu certo; secretário de saúde anuncia que investirá mais de R$ 15 milhões na saúde de Ilhéus


Vereadores ilheenses durante reunião com o secretário estadual de saúde.

Na última quinta-feira (15), uma comitiva formada pelos vereadores de Ilhéus, participou de uma reunião com o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas em Salvador. A audiência contou com a presença do deputado federal Bebeto Galvão e dos vereadores Lukas Paiva, Fabrício Nascimento, Nino Valverde, Pastor Matos, Juarez Barbosa, Jerbson Moraes, César Porto, Nerival Reis, Abrãao Oliveira, Makrisi Sá, Paulo Carqueija e Ivo Evangelista. Também estiveram presentes, representantes do Conselho Municipal de Saúde de Ilhéus.

A reunião foi pautada na busca de algumas soluções para a garantir um atendimento de melhor qualidade para a população ilheense, que após o fechamento do Hospital Geral Luiz Viana Filho, enfrenta inúmeras dificuldades para conseguir atendimento de urgência e emergência. Para auxiliar a reestruturação da saúde no município, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) investirá mais de R$ 15 milhões, conforme anunciou o secretário Fábio Vilas-Boas.

Os recursos serão aplicados na reforma do Hospital Regional Luiz Viana Filho (HRLVF), que terá seu perfil alterado para uma unidade materno-infantil, bem como na contratação de serviços de urgência pediátrica, ortopédica clínica e maternidade além de apoio financeiro para a conclusão de quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS). Também serão cedidos mais de 200 servidores para fortalecer a rede municipal de saúde. Ainda de acordo com o secretário, após a reforma, o HRLVF será uma maternidade de referência de alto risco que contará com UTI neonatal e pediátrica, além de um moderno centro cirúrgico e obstétrico. “Uma boa notícia é que a unidade de Pronto Atendimento no bairro da Conquista, que fica a cerca de 500 metros do HRLVF, fará atendimento clínico e cirúrgico de urgência e emergência de adultos”, pontua Vilas-Boas

Há algum tempo, a Câmara de Ilhéus vem discutindo a situação da saúde no município através de audiências públicas, visitas às unidades hospitalares e clínicas municipais, bem como travando discussões com órgãos estaduais, cobrando medidas enérgicas, para conseguir mais eficiência no atendimento à população. Lukas Paiva, presidente do Legislativo ilheense acredita que existe o receio da população com o fechamento temporário do HRLVF, mas destacou que com as informações que tomou conhecimento na reunião, a população terá um melhor entendimento. “Vejo que o Governo do Estado está indo por um caminho certo para que a saúde em Ilhéus avance”, disse.