Ilheense recebe título de cidadão maracaense


O ilheense Djalma Fernandes, policial militar há 14 anos, morando há sete anos na cidade de Maracás, Centro-Sul da Bahia, receberá da Câmara de Vereadores da cidade, na sexta-feira (10) o título de cidadão maracaense pelos serviços prestados à população.

O soldado desenvolve no município o Projeto Social Jiquiriçá, que atua ensinando a prática do Jiu-Jitsu a jovens a partir dos cinco anos de idade. O projeto é gratuito e atende cerca de 200 crianças de escolas municipais de Maracás. A única cobrança do professor é que os alunos estejam comprometidos com a escola, alcançado boas notas para no final do ano participar do exame de faixa.

Segundo Djalma, o projeto existe há cinco anos e já atendeu mais de 600 crianças e adolescentes. Atualmente, em parceria com a Prefeitura de Maracás, o projeto atende pessoas do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) que apresentaram maior desenvolvimento após praticarem atividade esportiva.

Para Djalma “receber o título de cidadão maracaense é uma honra e prova que o nosso trabalho vem dado certo e isso me motiva a continuar e influenciar outras pessoas”.  O soldado também apresenta palestras nas escolas municipais abordando temas como drogas e violência, que serão levadas às escolas estaduais e também aos pais dos alunos.