Bahia: Aplicativo Detran passa a fazer registro de acidentes de trânsito


Foto ilustrativa.

Quem for uma vítima de acidente de trânsito ou presenciar um já vai poder registrar diretamente no aplicativo do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). Antes, o aplicativo Detran.BA Mobile só permitia o que o usuário fosse avisado do vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), realizar simulados e solicitar 2° via de documentos. Agora, o condutor poderá registrar a ocorrência para que o órgão possa ter um balanço das vias mais perigosas e, posteriormente, criar estratégias de prevenção.

O anúncio da nova funcionalidade da plataforma, que pode ser baixada gratuitamente nas lojas virtuais Apple Store e Google Play faz parte da campanha #EuEscolhoViver, da Semana Nacional de Trânsito (SNT), comemorada de 18 a 25 de setembro.

Além do novo recurso digital, durante este período, o Detran-Ba também realizar palestras e caminhadas em Salvador e em todo estado da Bahia, justamente para conscientizar a população para as boas práticas de trânsito, com a intenção de fazer os índices de acidentes caírem. Atualmente, de acordo com o órgão, em todo o Brasil, 47 mil pessoas morrem em acidentes de trânsito todos os anos.

O órgão ainda não tem dados que mostrem o número de vítimas em Salvador, mas, de acordo com Lúcio Gomes, diretor-geral do Detran-Ba, todos os anos, cerca de 2,8 mil pedestres, motociclistas e condutores de carros morrem em acidentes na Bahia – 20 mil pessoas ficam com sequelas. “Para reduzir esses indicadores que tanto nos entristecem, estamos articulando essas ações. Não dá mais para conviver com essa irresponsabilidade. A população precisa escolher, por exemplo, ser uma vítima de trânsito ou viver”, diz.

Como funciona

No aplicativo, o condutor poderá informar o local do acidente, as circustâncias dele e até anexar uma foto. Todos os dados serão enviados para o próprio setor de informática do Detran-Ba, onde serão compilados e usados, inclusive, por um comitê anual, criado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) – eles irão discutir problemas e soluções viárias.

Os encontros já estão acontecendo, mas, segundo a assessoria da Sesab, não há uma previsão de quando esse balanço poderá ser apresentado.

De acordo com o Carlos Moura, Coordenador de Segurança e Educação para o Trânsito, não existe atualmente um meio de mapeamento eficaz que possa colher dados sobre a natureza dos acidentes, como, por exemplo, saber se uma batida aconteceu por pura imprudência do condutor ou por conta de uma via mal projetada. A intenção do aplicativo, segundo ele, é justamente entender as causas desses acidentes e articular estratégias de prevenção.

“O sistema faz uma depuração, uma filtragem dessas ocorrências para observar quantas pessoas registraram. A partir da quantidade de incidências daquele local, nós vamos tomar uma atitude para poder projetar, tomar uma atitude para que a área possa sofrer intervenções”, explica Moura.

As possíveis intervenções podem ser o aumento de fiscalização, como blitz policial, além de construção de faixas de pedestres, sinalização e implatação de semáforos. Mesmo ainda não possuindo um sistema que reúna todos os dados das ocorrências de acidentes de trânsito, o diretor-geral do Detran-Ba traça um perfil das vítimas de trânsito. De acordo com ele, as principais vítimas são homens de até 35 anos de idade.

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) também possui um aplicativo onde é possível fazer registros de acidentes em Salvador, o Noa Cidadão. Porém, de acordo com a assessoria do órgão, até o momento, a Transalvador não foi procurada para, junto com o Detran, reunir os dados dos acidentes das duas plataforma digitais.

*Informações do Correio da Bahia.