Reunião com contemplados no “Minha Casa Minha Vida” do Vilela aborda regras contratuais e condominiais


Uma reunião pré-contratual com os contemplados pelo Programa Minha Casa Minha Vida no Residencial Vilela foi realizada na manhã desta sexta – feira, 25, no Teatro Municipal. Pela primeira vez, a Prefeitura de Ilhéus, através da secretaria de Desenvolvimento Social, e a Caixa Econômica Federal promoveram um encontro com os beneficiários para tirar dúvidas sobre o contrato, regras condominiais e introdução ao projeto técnico social no local.

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, destaca que essa é a primeira etapa vencida e que o governo está cumprindo sua missão de entregar os 656 apartamentos para pessoas que realmente precisam. “Nossa preocupação é cuidar da nossa população. Estamos trabalhando para trazer novos empreendimentos habitacionais, novas obras para a cidade e moradia digna para todos”, declara.

Durante o evento, foi realizada uma palestra com o advogado Geovani Prazeres, abordando o tema “Convivência em Condomínio”, como a regra dos três “S” – Segurança, Sossego e Saúde -, o que é área comum e privativa, diferença entre morar em área comum e morar em casa, direitos e deveres dos moradores.

A secretária de Desenvolvimento Social, Soane Galvão, ressalta que o momento é importante para mostrar aos futuros moradores que os direitos e deveres são de todos. “Queremos assegurar os direitos sociais para que vivam num ambiente tranquilo, organizado e seguro, com respeito ao próximo. Esse é o sonho da casa própria que está se tornando realidade”, enfatiza.

 Na oportunidade, diversas dúvidas foram sanadas, como valores e quantidade das parcelas, período de quitação do imóvel, forma de pagamento, entre outras. Iramaia Souza, gerente de Habitação da Caixa Econômica Federal, informa que as parcelas mensais variam de R$ 80 até R$ 270, e não tem revisão nos valores, pois é de acordo com a renda apurada pela instituição bancária.

De acordo com as secretarias municipais de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra) e de Serviços Urbanos (Secsurb), a linha de ônibus funcionará no local assim que ocorrer a entrega das chaves e a coleta de lixo será realizada diariamente, sempre pela manhã.

Estiveram presentes também na reunião, o superintendente do Fundo Gestor da SDS, Rubenilton Silva, o secretário de Indústria e Comércio, Paulo Sérgio, a servidora Maria de Lourdes  representando a secretaria de Serviços Urbanos; os vereadores Makrisi, Abraão e Jerbson Moraes, e o coordenador da Defesa Civil, Joandres Neres.

Assinatura de Contratos – No sábado, 26, das 8 às 16 horas, no Colégio da Polícia Militar Rômulo Galvão (CPM), situado na Rua David Maia, S/N, Pontal, aconteceu a assinatura dos contratos.

Os beneficiários recebem três termos da assinatura de contrato: um que deve ser entregue à Coelba para ligação da energia; o segundo para a Embasa, que realizará a ligação para o abastecimento de água; e o terceiro para uso próprio.

O coordenador da Habitação, Welder Santos, informa que a Coelba e a Embasa estarão também amanhã, no Colégio CPM, “para que os beneficiários já solicitem as ligações das redes, logo após as assinaturas contratuais”.

Previsão de entrega – Segundo o coordenador da Habitação, Welder Santos, o setor só está aguardando o Ministério das Cidades, através de informes da Caixa Econômica Federal, para divulgar a data de entrega das chaves.