Rastreamento do Câncer de Mama chega ao município de Uruçuca


O Saúde sem Fronteira Rastreamento do Câncer de Mama estará em Uruçuca, no sul da Bahia, desta quinta-feira (24) a 1º de setembro. No município, 1.169 mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, estão aptas para a realização de mamografia, exame que detecta precocemente o câncer de mama.

O procedimento será feito em uma unidade móvel, que estará estacionada na Praça Dr. Manoel Pereira de Almeida (em frente à Prefeitura). Para ser atendida, a mulher desta faixa etária deve levar um documento de identidade, Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de endereço. O atendimento começa às 7h e prossegue até as 18h.

O Saúde sem Fronteiras é um programa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) que tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. O programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.