Juceb passa a entregar processos em apenas um dia


A Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb) reduziu, no período de três anos, o prazo de entrega de seus processos aos clientes em cerca de 50%. Em 2014, quando o órgão iniciou a implantação do projeto Juceb Online, os documentos eram entregues aos usuários dos serviços da autarquia, em média, no prazo de 2,96 dias. Já neste ano, a Juceb calcula que, por e-mail, os clientes recebam seus processos que tiveram entrada na sede em 1,43 dias – apenas considerando a sua sede. Se todos os postos forem considerados (Capital, interior e SACs), este número passa para 1,88. Em média, 1,29 dias a menos quem em 2014.

A redução do prazo é fruto da informatização do registro mercantil, sobretudo após a implantação do módulo Via Única em novembro de 2016 como forma de agilizar e simplificar suas atividades, uma vez que a análise do ato é feita utilizando apenas uma via da documentação e não mais três, como ocorria anteriormente. Dessa forma, o usuário, ao dar entrada em atos para registro de constituição, alteração ou extinção de empresas, não precisa retornar à Junta Comercial para a retirada física, pois receberá o arquivo por e-mail e poderá fazer o download em casa ou escritório.

Só nos mês de julho deste ano a Juceb entregou aos seus clientes, digitalmente, 2.775 processos, alcançado um média de 126 documentos por dia trabalhado. No mesmo período, os 30 Escritórios Regionais localizados no interior do Estado que possuem o sistema Via Única alcançaram 4.400 documentos enviados. Já os SACs da Capital, juntos (Barra, Bela Vista, Cajazeiras e Salvador), também no mês de julho, chegaram 2.483 envios.

A autenticidade dos documentos poderá ser sempre verificada aqui neste hiperlink. Para isso, basta preencher o formulário que aparecerá na tela com os números do protocolo e da chancela, contidos no documento a ser validado.

Escritórios Regionais que possuem Via Única

Alagoinhas, Brumado, Caetité, Euclides da Cunha, Eunápolis, Ibotirama, Irecê, Itaberaba, Morro do Chapéu, Seabra, Serrinha, Santa Maria da Vitória, Juazeiro, Camaçari, Campo Formoso, Valença, Jequié, Porto Seguro, Ilhéus e Itabuna, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Teixeira de Freitas, Santo Antônio de Jesus, Itapetinga, Paulo Afonso, Jacobina e Senhor do Bonfim.