Unidade do SAC Móvel estará em Itacaré nos dias 09 e 10 de agosto


A unidade do SAC Móvel da Secretaria de Administração do Estado da Bahia estará em Itacaré nos dias 09 e 10 de agosto oferecendo os serviços de emissão da Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Antecedentes Criminais, Recadastramento de Pensionistas e também da Ouvidoria Geral do Estado. A carreta será instalada na praça São Miguel, com atendimento a partir das 8 horas da manhã, observando a ordem de chegada.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, considera importante esse atendimento do SAC Móvel como forma de oferecer serviços que ainda não são disponibilizados no município para os cidadãos. A proposta é solicitar com mais frequência a visita da unidade para Itacaré, até que se implante definitivamente a unidade do SAC, diminuindo assim os custos e os transtornos para os itacareenses. Para isso o prefeito já tem se reunido com representantes do Governo do Estado para tentar viabilizar a unidade em Itacaré. A Prefeitura já está buscando convênios com alguns órgãos e departamentos para oferecer cada vez mais serviços à população.

Todos os serviços oferecidos pela unidade do SAC Móvel são gratuitos, inclusive a primeira via da Carteira de Identidade. A partir da 2ª via será cobrado o valor observando a tabela de taxas de serviços da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Para a emissão da primeira via da Carteira de Identidade é preciso a Certidão de Nascimento, original ou cópia autenticada por tabelião. Não serão aceitas certidões contendo rasuras, manchas, borrões ou emendas.

Já para a emissão de segunda via da Carteira de Identidade, mudança de estado civil ou correção ortográfica é preciso apresentar a Certidão de Nascimento original ou cópia autenticada por tabelião. Caso seja casado é preciso apresentar a Certidão de Casamento, sendo viúvo trazer a Certidão de Casamento e Certidão de Óbito originais ou cópias autenticadas por tabelião e se divorciado ou separado, é necessário a apresentação da Certidão de Casamento averbada com sentença do juiz. Para qualquer caso o cidadão deve  apresentar duas fotos 3×4 iguais, em preto e branco ou coloridas com fundo branco ou cinza.

Para a emissão da Certidão de Antecedentes Criminais é preciso trazer a Carteira de Identidade. Já no serviço do Centro de Atendimento Previdenciário (CEPREV) para o Recadastramento e Orientações sobre Benefícios para Pensão é preciso apresentar a Carteira de Identidade e CPF (xerox e original), comprovante de residência (xerox e original), último contracheque do pensionista (xerox e original) e extrato da conta corrente Bradesco do pensionista.