Cras de Itacaré promoveu palestra sobre o PETI e Bolsa Família


O trabalho de aproximação com a comunidade e de apresentação dos serviços oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Itacaré continua e na tarde desta terça-feira a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) realizou um encontro com mães e responsáveis por crianças e adolescentes beneficiados com o Bolsa Família e com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

Durante o encontro foram realizadas dinâmicas e palestras sobre o PETI, uma iniciativa que visa proteger crianças e adolescentes, menores de 16 anos, contra qualquer forma de trabalho, garantindo que frequentem a escola e atividades socioeducativas. Os técnicos e assistentes sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social chamaram a atenção para os riscos e prejuízos do trabalho infantil para as crianças e adolescentes e o objetivo principal do programa que é erradicar todas as formas dessa prática em Itacaré, através de um processo de resgate da cidadania e inclusão social de seus beneficiários.

Outro assunto abordado foi sobre o Bolsa Família, um programa de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade. O programa busca garantir a essas famílias o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde. Mas os técnicos alertaram que apesar de todos os benefícios, o Bolsa Família possui condicionantes e responsabilidades dos beneficiários que precisam ser cumpridas.

A proposta da Secretaria de Desenvolvimento Social é de estar realizando reuniões, palestras, debates e confraternização constantes para cada que vez mais a comunidade possa compreender o quanto o Centro de Referência e Assistência Social pode ser um facilitador na busca e na prestação de serviços. Em Itacaré o Cras funciona na Rua Nova, 79, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

O Cras oferece serviços de Assistência Social com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade, promovendo a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas. Possibilita também o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, se tornando uma referência para a população local e para os serviços setoriais.