Audiência no 2º Distrito Naval apresenta avanços para o Centro de Memória do Forte São Lourenço e Capacitação na Região Sul da Bahia


O deputado federal Bebeto realizou nesta segunda-feira (17), uma importante audiência com o vice-almirante Almir Ganier, comandante do 2º Distrito Naval e seus oficiais comandantes da Marinha do Brasil para tratar do Projeto que transformará o Forte São Lourenço, em Itaparica, no Centro de Memória. O Projeto tem o objetivo de apresentar a história da Independência da Bahia, a partir da contribuição dos heróis da independência, a exemplo de João das Botas e Maria Filipa.

O Projeto que contará com a emenda parlamentar do deputado federal Bebeto é fruto do diálogo do seu mandato com a Marinha do Brasil, que coordenará o Centro, a Prefeitura Municipal de Itaparica, além do apoio do IPAC e do Centro de Memória da Fundação Pedro Calmon. O Forte São Lourenço, também possui a importância de ser a única estação de desmagnetização da Marinha em todo o Brasil e na América Latina.

Ilhéus – Durante audiência também foram abordadas importantes demandas para os pescadores da região Sul da Bahia. A intenção junto à Capitania dos Portos da Bahia é oferecer cursos de formação profissional de técnicas de navegação e segurança de tráfego aquaviário em Ilhéus, Itacaré, Una e Canavieiras, cidades de sua abrangência, chefiadas pela Delegacia da Marinha de Ilhéus. “Irei conduzir ações, juntamente com o almirante, que beneficie a formação profissional com orientação para a navegação com a segurança que a navegabilidade marítima exige e assim os pescadores terão mais segurança no desenvolvimento das suas atividades profissionais. Também estamos comprometidos em fortalecer a Marinha do Brasil, suas representações na Bahia como as delegacias de Ilhéus, Valença, Juazeiro, o Hospital da Marinha localizado em Salvador, o Centro de Fuzileiros Navais e o próprio segundo Distrito Naval da Bahia”, destaca Bebeto.