Ciclo de debates no MP aborda pacto federativo em segurança pública


A construção de um pacto federativo e republicano de segurança pública e a elaboração de políticas públicas para o combate à violência contra a mulher no Brasil pautam as discussões do “XII Ciclo de Debates em Segurança Pública e Defesa Social”, que será realizado na manhã da próxima sexta-feira, dia 30, na sede do Ministério Público estadual, no CAB. Na abertura do evento, está prevista a participação da procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado; da coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública e Defesa Social (Ceosp), promotora de Justiça Mônica Barroso; do procurador de Justiça Geder Gomes; e do coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), promotor de Justiça Adalvo Dourado.

A discussão sobre o pacto federativo será introduzido pelo diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima, doutor em sociologia pela USP, que fará palestra sobre o tema. O debate sobre violência contra mulher e políticas públicas será aberto pelas falas da diretora executiva do Fórum, Samira Bueno; da coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (Caodh), promotora de Justiça Márcia Teixeira; da vice-coordenadora da Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Copevid), promotora de Justiça Sara Gama; e da desembargadora Nágila Sales Brito, do Tribunal de Justiça da Bahia.

O evento é voltado a membros e servidores do MP baiano, juízes, defensores públicos, delegados de Polícia, oficiais da PM, advogados, professores universitários, integrantes do sistema de segurança pública e defesa social. As inscrições terminam hoje (27), e podem ser realizadas por meio do site institucional.