MP sediou lançamento de campanha de combate à violência contra idosos


O Ministério Público estadual sediou ontem, dia 21, o lançamento da campanha de combate a violência contra o idoso da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia (SJDHDS). O evento, que contou com a participação da promotora de Justiça Márcia Teixeira, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Humanos (CAODH), foi realizado em celebração ao Dia Mundial do Combate à Violência contra a Pessoa Idosa.

Com o tema ‘Idade não é limite para inovar’, a campanha tem como madrinha Mãe Stella de Oxóssi, Yalorixá do Ilê Axé Ôpô Afonja e grande ativista de causas sociais. “Precisamos buscar alianças e ampliarmos nossos parceiros para atuarmos de forma mais efetiva”, destacou a promotora de Justiça Márcia Teixeira. Ela ressaltou a importância do fortalecimento das ações para os idosos, pois “daqui há alguns anos cerca de 20 a 30% da população brasileira será formada por idosos”. Segundo o superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos da SJDHDS, Emiliano José, a violência contra a pessoa idosa não é apenas uma atribuição do Estado. “A família massacra os idosos e o Estado precisa enfrentar esse problema com projetos e campanhas que eduquem a sociedade”, ressaltou. O evento contou também com uma palestra do geriatra Lucas Kunh, diretor científico da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e do Hospital Irmã Dulce.

Segundo a promotora de Justiça Márcia Teixeira, o MP, por iniciativa da procuradora-geral de Justiça, Ediene Lousado, está atuando no fortalecimento das Promotorias de Justiça de atendimento ao idoso. Além disso, está mapeando as demandas do Grupo de Atuação Especial de Defesa dos Direitos dos Idosos e das Pessoas com Deficiência (Geidef), e irá realizar, a partir da primeira quinzena de agosto, um mutirão para agilizar o atendimento das demandas na área dos idosos, que tiveram um aumento significativo nos últimos meses.