Nota pública de apoio à senadora Lídice da Mata


img_20161211_012731Venho a público me solidarizar e reiterar minha total confiança na integridade e na conduta ética da senadora Lídice da Mata, presidente estadual do Partido Socialista Brasileiro – PSB, onde sou filiado e estou dirigente.

Conheço Lídice de perto há aproximadamente uma década. Fui seu assessor por quase dois anos, e não a conheço apenas no contato político e profissional. Conheço a avó de Isabel e Raul (seus netos), a mãe do querido amigo Bruno da Mata (seu filho), a irmã atenciosa com os irmãos Ary, Aurélio, Iara e Nanci.

Lídice, como o país inteiro sabe começou sua vida pública militando na faculdade de economia da UFBA onde em 1980 foi a primeira mulher eleita para presidir o diretório acadêmico. Em 1982 foi eleita vereadora em Salvador pelo MDB, 1986 foi eleita deputada federal e participou da Assembléia Constituinte de 1988. Em 1990 foi candidata ao governo da Bahia ficando em terceiro lugar. Em 1992 foi eleita a primeira e até os dias de hoje única mulher a governar Salvador.

Tendo uma gestão marcada pelo enfrentamento à uma cruel e desumana perseguição do Carlismo com todo seu aparato, influência no legislativo, no judiciário e na grande mídia. Ainda assim, Lídice deixou marcas positivas do seu governo que estão presentes na vida dos soteropolitanos até os dias de hoje. Basta ver a Ligação Iguatemi Paralela, a Estação Pirajá as mais de 22 encostas em áreas de risco, a modernização e ampliação do circuito carnavalesco da Barra x Ondina, a profissionalização do maior carnaval de rua do mundo e a eternizada Fundação Salvador Cidade Mãe.

Dois anos após deixar a prefeitura Lídice foi eleita a deputada estadual mais votada em Salvador e foi reeleita em 2002. Em 2006 foi eleita para o segundo mandato como deputada federal com quase 200 mil votos. E em 2010 foi finalmente eleita a primeira senadora da Bahia com mais de 3.000.000 de votos.

Com esta trajetória de luta e dedicação ao exercício da representação popular, Lídice sempre pautou sua vida na dignidade, na ética e no zelo com o erário público. Zelo este que pode ser claramente percebido em suas declarações de imposto de renda, onde não se nota nenhuma aplicação financeira vultuosa e nenhuma evolução patrimonial suspeita. Vivendo em um apartamento simples e sem possuir carros de luxo, navios, jatinhos ou iates, Lídice é um exemplo do que se espera de um político eleito não para ser um pop star, mas para exercer a representação popular sendo fiscal dos interesses do povo.

Nas campanhas eleitorais do PSB na Bahia, tanto em 2010 para o senado, quanto em 2014 para o governo onde Lídice foi nossa porta voz na condição de candidata, todas as doações foram oficiais e declaradas ao TSE través do TRE/BA que aprovou as referidas contas de campanha nas duas eleições.

Como o depoimento do próprio senhor Cláudio Melo, delator e ex diretor da empresa Odebrecht afirmou, Lídice nunca deu importância nem atenção a assuntos de interesse privado ou do grupo empresarial em questão. Ao contrário! Ao procurará- lá, nunca foi atendido.

Tenho plena confiança na justiça e a mais absoluta certeza de que tudo será trazido à luz, e ficará provado que a idoneidade dos seus 36 anos de vida pública Lídice, são e sempre serão motivos de orgulho para a militância socialista de norte a sul deste país e para todo povo da Bahia.

Vamos seguir em frente, com firmeza, muita fé em Deus e com o coração em paz pela certeza das mãos limpas e livres e de uma consciência que não te condena!

Alisson Gonçalves
Graduando em Sociologia
Assessor Parlamentar na Câmara dos deputados
Ex presidente do PSB Ilhéus
Dirigente Estadual do PSB