Itabuna não sabe quem será seu prefeito


Do Jornal A Região

Médico Antônio Mangabeira e Fernando Gomes.
Médico Antônio Mangabeira e Fernando Gomes.

Itabuna segue sem saber quem será o prefeito a partir de 1º de janeiro. Com o indeferimento do registro de Fernando Gomes, primeiro colocado nas urnas, o município vive um momento de indefinição.

Apesar de não ter visto seus votos totalizados no domingo, Fernando Gomes assegura que será diplomado em dezembro e empossado em janeiro.

Tanta certeza é atribuída ao “empenho” de aliados políticos, como o ministro Geddel Vieira Lima, para eliminar os obstáculos do caminho de Fernando. O ex-prefeito tem quatro condenações no Tribunal de Contas da União.

Tem outra no Tribunal de Contas do Estado, a maioria por desvio de recursos da saúde. Pela lei da ficha limpa, é impossível que Gomes seja liberado, mas seus partidários acreditam em milagre.

Outro que tem se apresentado como prefeito eleito é o médico Antônio Mangabeira, do PDT. Nas redes sociais, o pedetista chegou a distribuir um vídeo antecipando como será seu governo.

Segundo a justiça eleitoral, caso Fernando Gomes tenha o registro indeferido em definitivo ou não tenha o julgamento concluído até janeiro, o presidente da Câmara de Vereadores será empossado e haverá novas eleições.

O problema é que nem os advogados eleitorais sabem dizer o que acontece se Gomes tiver seu indeferimento concluído antes do final de dezembro. Parte afirma que Mangabeira tomaria posse.