Itabuna e Ilhéus ainda perdem empregos


lounge-empreendedor-empregos-crescem-nas-pequenas-empresas1O comércio foi o setor da economia itabunense que registrou o pior desempenho de empregos com carteira assinada no primeiro semestre. O saldo nos primeiros 6 meses ficou negativo em 497 vagas.

Outro setor com saldo muito ruim foi o de serviços, com eliminação de 338 postos de trabalho.

Com a conclusão das obras de três conjuntos habitacionais do Minha Casa, Minha Vida, nos bairros Ferradas e Nova Ferradas, a construção civil em Itabuna também perdeu força.

No primeiro semestre foram contratados 434 operários e demitidos 564. Isso resultou no saldo negativo de 130 empregos. Já a indústria de transformação foi o setor com melhor resultado, com 177 novas vagas.

No geral, Itabuna acumula saldo negativo de 885 postos de trabalho no primeiro semestre. 137 dessas vagas foram eliminadas somente em junho.

Em Ilhéus, o desempenho da economia foi ainda pior, com a perda de 1.090 empregos no primeiro semestre. As empresas de serviços foram as que mais perderam postos de trabalho, com eliminação de 402.

A construção civil decepcionou também em Ilhéus, com resultado negativo de 441 vagas. A crise financeira pela qual passa o país atingiu também o comércio, que perdeu 213 empregos entre janeiro e junho.

Outros setores que eliminaram vagas foram a agropecuária e a indústria de transformação. Juntos, os dois setores perderam 203. No geral, somente no mês passado as empresas de Ilhéus suprimiram 168 empregos.

Na Bahia, o saldo ficou negativo em 27.514 postos de trabalho no primeiro semestre. Desse total, 7.976 foram perdidos em junho. ( A Região)