Cadastro eleitoral: mais de 260 mil eleitores foram atendidos na Bahia em um mês; prazo final é na quarta-feira (4/5)


O número é quase 488% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 44.686 pessoas buscaram por atendimento.
O número é quase 488% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 44.686 pessoas buscaram por atendimento.

Os cartórios e postos da Justiça Eleitoral na Bahia atenderam, entre o dia 1º e 29 de abril (a última sexta-feira), um total de 263.099 eleitores em todo o estado. O número é quase 488% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 44.686 pessoas buscaram por atendimento. O crescimento alarmante da procura pelos serviços se dá em função da proximidade do fechamento do cadastro e em razão de boa parte dos cidadãos deixarem para última hora a solução de pendências com a Justiça Eleitoral.

O dia 4 de maio, quarta-feira desta semana, é o prazo final – em todo o país – para aqueles que precisam fazer a regularização eleitoral, solicitar a emissão da primeira via do título ou a transferência de município. Por conta do alto fluxo dos últimos dias, o atendimento a estes três serviços tem sido a prioridade do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

Evite filas

Para evitar filas desnecessárias, o TRE-BA orienta aos eleitores que, antes de comparecer aos cartórios e postos do Órgão, realizem consulta sobre sua situação eleitoral. A informação pode ser visualizada no site da instituição, no menu “Eleitor”, opção “Situação eleitoral”. Na página, basta informar o nome da mãe ou o número do título.

Sobre o recadastramento biométrico, o Tribunal reforça que a novidade não será obrigatória em grande parte dos municípios baianos nas eleições deste ano. Por isso mesmo, a população deve evitar procurar o atendimento eleitoral apenas para a realização do procedimento.

Eleitores com algum tipo de deficiência física também devem obedecer ao prazo de 4 de maio para solicitar transferência de seção comum para uma seção especial.