Dilma quer antecipar eleição presidencial para outubro


Dilma Rousseff em ato pelo Dia do Trabalho em São Paulo: apoio a nova eleição cresce a poucos dias de votação no Senado - Agência O Globo / Pedro Kirilos.
Dilma Rousseff em ato pelo Dia do Trabalho em São Paulo: apoio a nova eleição cresce a poucos dias de votação no Senado – Agência O Globo / Pedro Kirilos.

Faltando apenas 9 dias para que o pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT) seja votado pelo Senado, a petista pensa em alternativas para escapar do afastamento, antes mesmo de perder os poderes como presidente, caso o processo seja aprovado. De acordo com publicação do jornal Globo, Dilma deve enviar nos próximos dias, ao Congresso, uma proposta de emenda constitucional para que uma nova eleição presidencial aconteça em outubro. No entanto, a presidente ainda tem a resistência de movimentos sociais.

Mesmo com o apoio de alguns ministros como, Jaques Wagner (Casa Civil) e Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo), a presidente ainda pretende conquistar o consenso dos movimentos sociais. Um deles defende que a renúncia negaria todo o discurso de que o processo de impeachment é um golpe, adotado pela presidente até o momento e, por isso, não há unanimidade entre os ministros, sobre essa proposta.

Na próxima sexta (6), Dilma pretende fazer um pronunciamento, em cadeia de rádio e TV, lançando a proposta de eleição direta. Nesse momento, ela renunciaria ao cargo e pediria a Temer que fizesse o mesmo. A informação chegou até o vice-presidente Michel Temer (PMDB) e, segundo o peemedebista, a chance de ele aceitar é nula. Enquanto isso, Temer se prepara para assumir o cargo, por 180 dias, a partir do dia 11, quando o plenário do Senado realizar a votação. ( Metro1)