Obras do aeroporto de Canavieiras já estão em fase de conclusão


Visita Aeroporto de Canavieiras. Foto de Charles Kitan.
Visita Aeroporto de Canavieiras. Foto de Charles Kitan.

Os engenheiros da Superintendência de Infraestrutura de Transportes da Bahia (SIT) Jorge Farias e Roberto Bandeira vistoriaram, nesta segunda-feira (15), as obras que estão sendo realizadas no aeroporto de Canavieiras. Após a inspeção, os técnicos do Governo do Estado vão apresentar o relatório para que a obra seja concluída.

Recebidos pelo Administrador do Aeroporto de Canavieiras, o comandante Ronaldo Ribeiro Cardoso, e pelo prefeito Almir Melo, os engenheiros disseram que faltam apenas algumas obras físicas. Dentre elas, a cobertura e reforma da estação de passageiros e o fechamento completo da área externa.

Após a entrega total das obras, o Governo do Estado fará o pedido formal para a entrada em operação do aeroporto de Canavieiras, que deverá passar por inspeção e avaliação da capacidade técnico-operacional. Concluída a inspeção de certificação e elaborado o relatório técnico, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidirá sobre a outorga do Certificado Operacional de Aeroporto.
Assim que a Anac emitir a outorga de operação, Canavieiras poderá dispor de serviços de voos particulares e de passageiros (linhas normais) ligando várias cidade do Brasil. De acordo com o prefeito Almir Melo, diversas empresas de aviação estão interessadas em operar no aeroporto.

Almir Melo disse, ainda, que uma nova etapa de modernização do aeroporto compreende a mudança da estação de passageiros para as proximidades da praça Maçônica. “Já temos um projeto arquitetônico para urbanizar a praça e trazer a estação de passageiros para as proximidades”, declarou.

Informa o comandante Ronaldo, que o aeroporto de Canavieiras possui localização estratégica, daí a importância de que seja reativado o mais breve possível, para que os voos comerciais possam ser reativados. As operações de voo em Canavieiras foram interrompidas há cerca de 10 anos, causando prejuízos incalculáveis para a aviação de pequeno e médio porte.

A pista do aeroporto de Canavieiras tem 1.360 metros de comprimento e já operou voos das empresas Varig, Cruzeiro do Sul, Panair do Brasil, táxis aéreos e aeronaves particulares. “Nosso aeroporto tem sido uma grande preocupação do governador Rui Costa e do superintendente Saulo Pontes, e dentre em breve todo esse esforço será recompensado”, concluiu o prefeito.