Depois de denúncia, Ilhéus terá posto de atendimento exclusivo para casos de dengue, zica e chikungunya


Secretária anuncia atendimento no PA será a partir do dia 11 de fevereiro. - Foto feita em 2015 por Alfredo Filho - Secom Ilheus.
Secretaria anuncia atendimento no PA será a partir do dia 11 de fevereiro. – Foto feita em 2015 por Alfredo Filho – Secom Ilheus.

Na última quarta-feira (03), o blog Agravo expôs o sofrimento de pacientes com suspeitas de dengue, zica e chikungunya, a procura de atendimento médico, ante a falta de pronto atendimento exclusivo para essa emergência. (CLIQUE AQUI PARA LER A MATÉRIA)

A matéria viralizou nas redes sociais, chegando a ter 15 mil leituras, e gerou grande revolta por parte dos ilheenses, que detonaram a administração da saúde no município.

Cargos comissionados e correligionários do prefeito Jabes Ribeiro até tentaram desmentir a denuncia do Blog Agravo, compartilhando nas redes sociais uma matéria da Secom de março do 2015 afirmando que pronto atendimento estava funcionando. Mas logo foram desmascarados por pessoas que precisaram do atendimento e encontraram o P.A fechado.

Para piorar e desmascarar os puxa sacos do prefeito, a própria prefeitura de Ilhéus admitiu que o Pronto Atendimento estava fechado. Nesta sexta-feira (05), muito pressionada, a secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau), anunciou a criação de um Pronto Atendimento para casos suspeitos de dengue, zica e chikungunya. A unidade, que começa a funcionar na próxima quinta-feira (11), de segunda à sábado, das 7 às 17h, está localizada na travessa Santa Isabel – em confluência com a avenida Soares Lopes-centro, nas proximidades do centro de convenções.

O equipamento, de acordo com o secretário Antônio Ocké, vai contar com equipe multidisciplinar formada por supervisor, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de coleta de sorologia, além de ambulância de plantão.

A superintendente técnica da Sesau, Gleiciane Birschner, orienta que com o surgimento de qualquer sintoma, a exemplo de febre, dores de cabeça e no corpo, e manchas vermelhas na pele, as pessoas devem procurar o P.A. da dengue. Ela informou ainda que para o diagnóstico preciso, a unidade conta com serviço laboratorial, sala de coleta de amostras de sangue, e exame de sorologia para a dengue.