Vice-governador e embaixador da China discutem parcerias


Durante o encontro foram apresentados os principais projetos de interesse do estado - Fiol, Porto Sul e Ponte Salvador/Itaparica.
Durante o encontro foram apresentados os principais projetos de interesse do estado – Fiol, Porto Sul e Ponte Salvador/Itaparica.

O Governo da Bahia segue em negociação para firmar parcerias com empresários da China e deve contar com o apoio do governo desse país. Nesta quarta-feira (20), em Brasília, o vice-governador João Leão esteve com o embaixador Li Jinzhang, que representa o governo chinês no Brasil, para apresentar os principais projetos de interesse do estado – Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), Porto Sul e Ponte Salvador/Itaparica.

Segundo Leão, há grande expectativa do fechamento de negócios com a China. “Já recebi mais de dez grupos chineses interessados [pelos] nossos projetos”. A Fiol está em andamento e cruzará a Bahia levando cargas do centro oeste e da região agrícola Matopiba (expressão formada com as iniciais dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), para o Porto Sul, a ser construído em Ilhéus, empreendimento que já possui liberação ambiental. Já a Ponte Salvador/Itaparica segue em processo de licenciamento ambiental.

Esses e outros detalhes foram apresentados durante o encontro. Um dos resultados comemorados por Leão é o suporte da embaixada às articulações já em andamento entre o governo baiano e os investidores chineses. O embaixador Li Jinzhang deve visitar as obras da Fiol e os respectivos locais de implantação dos demais projetos em datas a serem divulgadas. Também ficou previamente acordado que ele estará na China durante a visita que o governador Rui Costa, acompanhado de Leão, fará ao país para fechar negócios, em março.