Ônibus da Rota disponibilizam livros da Editora da UESC na Ilhéus/Itabuna


José Nazal Soub, pres. do Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus, Adélia Pinheiro, reitora da UESC, Evandro Freire, vice-reitor da UESC, Rita Virgínia, diretora da Editus, e Elaine Carletto, diretora da Rota,
José Nazal Soub, pres. do Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus, Adélia Pinheiro, reitora da UESC, Evandro Freire, vice-reitor da UESC, Rita Virgínia, diretora da Editus, e Elaine Carletto, diretora da Rota.

Parte da frota da Rota Transportes, que faz o percurso da linha Ilhéus-Itabuna, vai disponibilizar livros para os passageiros, produzidos pela Editus – Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). O Projeto “No Caminho Tem Um Livro” foi lançado na última quinta-feira, dia 29, durante a 3ª Feira Universitária do Livro da Universidade, com a finalidade de incentivar a prática da leitura.

O Projeto “No Caminho Tem Um Livro” foi apresentado pela diretora da Editus, Rita Virginia Argollo, e pela assessora da Rota, Patrícia Zanotelli. Nesta fase inicial, integrarão o projeto as linhas Itabuna-Salobrinho, Itabuna/Ilhéus e os ônibus que transportam os servidores da UESC – a exceção do micro-ônibus, totalizando 18 carros. Os passageiros encontrarão os livros nos bolsões instalados na parte posterior das poltronas.

Na oportunidade, a reitora Adélia Pinheiro destacou que a iniciativa simboliza, de um lado, a instituição pública, com o cumprimento da missão institucional; e do outro, a empresa privada, com a sua responsabilidade social. A professora fez alusão ao título do projeto e disse que “A gente está sempre em caminhos. Então, no caminho do transporte coletivo tem um livro, simbolizando várias coisas. Primeiro, democratização do acesso, certamente. Antes disso, o estímulo à leitura. E envolvendo tudo, o movimento. Quer dizer estímulo à leitura, a oportunidade em encontrar o livro e o registro que o livro deve estar em movimento. Não é de um, mas é de todos. E se eu uso e o coloco para circular, eu estou também colaborando para oportunidade de leitura e encantamento, significação e resinificação de mundo e de mundos para o outro também.”.

Por sua vez, a diretora Elaine Carletto declarou que “a Rota não existe apenas para prestar seus serviços com qualidade e segurança. Temos consciência do caráter público de nossas atividades. E nesse sentido, procuramos realizar e apoiar projetos de valorização da cidadania, interna e externamente, e fundamentar os princípios de uma empresa com responsabilidade social e cultural. Renovamos cotidianamente o compromisso de contribuir com o desenvolvimento das regiões onde estamos inseridos, como empresa cidadã. E o fundamento de tudo isso é a Educação, ferramenta essencial para a transformação do mundo”.