Magal aciona MPF para reativar Conselho de Segurança


Vereador Fábio Magal quer reativação do Conselho de Segurança.
Vereador Fábio Magal quer reativação do Conselho de Segurança.

O vereador Fabio Magal (PSC) acionou a procuradoria do Ministério Público Federal em Ilhéus para reativar o Conselho Municipal de Segurança Pública. De acordo com o parlamentar, a reativação será fundamental para ampliar a participação dos diversos setores sociais no debate sobre a política de segurança como estratégia de prevenção de crimes.

Magal lembra que indicou a reativação do conselho em 2013, mas, “infelizmente o governo Jabes Ribeiro ignorou”. Além disso, naquele ano o vereador propôs e a Câmara de Vereadores criou a Comissão Permanente de Segurança Pública. Também sugeriu a ampliação da Guarda Municipal, outra medida ignorada pelo executivo.

Para Magal as questões de segurança pública não podem ser encaradas apenas como “problemas da polícia”. Por exemplo, a sociedade não pode ignorar que um usuário de crack precisa mais de acompanhamento médico do que repressão. Por isso o vereador indicou a participação do município de Ilhéus no programa “Crack, é possível vencer!”, do governo federal.

A procuradoria do MPF confirmou ontem (29) a Magal que vai tomar as providências necessárias para a reativação do conselho. “O órgão vai abrir um canal de diálogo entre comerciantes, gestores públicos e entidades interessadas em discutir soluções para os problemas de segurança pública”, explica o vereador.