Feira do Livro anima Campus da UESC


Foto divulgação.
Foto divulgação.

A Feira do Livro da UESC começou e durante a semana vai animar o Campus da UESC e o centro de Ilhéus.  Além da comercialização de livros com descontos especiais, o evento teve início com o 2º Seminário da TV UESC, a exposição histórica em comemoração aos 40 anos da Biblioteca da instituição, o Ciclo de Palestras do DLA, as oficinas e cursos do Proler e o I Encontro de Culturas Populares e Identitárias com a palestra do Secretário Jorge Portugal. Em Ilhéus, começou o I Fórum Fazer Literário com a venda de livros na Praça Pedro Mattos e a noite será realizada a roda de diálogo sobre políticas públicas.

Quem passa pela Universidade também está conferindo uma versão gigante do livro Tonico descobre que é de todo lugar, publicado pela Editus, uma ação da Rota Transportes, que também levou sua unidade móvel de leitura digital, o Rota da Educação e uma ação para crianças em parceria com o projeto Lápis na Mão.   E por falar em unidade móvel, a Fundação Pedro Calmon/SECULT-BA está animando os estudantes visitantes com a sua Biblioteca de Extensão, a BIBEX, que também realizou atividades na Biblioteca Municipal de Ilhéus. É da Fundação também a Biblioteca Virtual Consuelo Pondé, que todos podem conferir no foyer do Auditório Paulo Souto. Durante toda a semana ela vai realizar também rodas de diálogos, atividades para o público infanto-juvenil e lançamentos especiais.

 NOITE DE ABERTURA

 Troca de conhecimentos e discussões sobre a importância da leitura deram o tom na noite de abertura da 3ª Feira Universitária do Livro da UESC – “Leituras em movimento”. Inicialmente, a Reitora da Universidade, a professora doutora Adélia Pinheiro, assinou um convênio de cooperação técnica com a Fundação Pedro Calmon/SECULT-BA. A parceria tem como objetivo fomentar ações que visem a capacitação das equipes envolvidas na promoção do livro e da leitura nos seus diversos suportes e faz parte da campanha “Leia e Passe Adiante”, conforme o que se estabelece no Plano Estadual do Livro e Leitura da Bahia (PELL). Para a assinatura, estiveram presentes o Secretário de Cultura da Bahia, professor Jorge Portugal, e o diretor da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo.

Em seguida, foi a vez do bate-papo literário com os escritores Lourival Piligra e Ana Maria Gonçalves, mediado pelo sociólogo e livreiro carioca Luiz Guilherme Beaurepaire.  Na conversa, os convidados discutiram, em meio a outros assuntos, as referências de livros e autores que os inspiram, bem como o surgimento das ideias para a escrita de obras como A Odisseia de Jorge Amado e Um defeito de cor. Em um dos momentos do debate, foi problematizada a relação entre leitura e política, com ênfase na necessidade da literatura exercer, sempre que possível, seu papel social.

A abertura também foi marcada pelo já tradicional lançamento coletivo de livros. Entre as dezenas de obras lançadas, estavam A Viagem de Orixalá: estrada de Sagitário, caminhos de Orumilá, do professor, escritor e babalorixá Ruy Póvoas; A menina dos Olhos de Ouro, de Lourival Piligra, e Uma dobra do tempo: um memorial (quase) acadêmico, do professor Nelson Pretto (UFBA).

A Feira do Livro da UESC vai até sexta, dia 30, e a programação está disponível no link http://feiradolivrouesc.blogspot.com.br/p/blog-page_10.html. Outras informações também podem ser acompanhadas pelo Facebook na página Editus (Editora da UESC) e no blog http://feiradolivrouesc.blogspot.com.br. Mais detalhes também podem ser obtidas pelo telefone (73) 3680-5674 ou 3680-5170 e pelo e-mail [email protected].