Carmelita participa de batizado de capoeira e destaca importância da cultura afro-brasileira


Foto divulgação.
Foto divulgação.

A presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores em Ilhéus, Professora Carmelita, participou na manhã desde domingo do batizado de capoeira da Associação Cultural Bangalô, no Clube da19 de Março. O evento, sob a coordenação do contramestre Nazareno e do Professor Odorico, contou com a participação de mestres e contramestres de diversas cidades do Brasil, simpatizantes e defensores da cultura africana, alunos de capoeira e visitantes de vários bairros de Ilhéus.

 “Não foi somente um batizado de capoeira, mas também um momento de confraternização e de reflexão sobre a necessidade de se respeitar e apoiar a cultura afro-brasileira, que tanta contribuição tem dado a esse país”, destacou Professora Carmelita. Ela também destacou a necessidade de se promover e incentivar os estudos da cultura africana nas escolas da rede pública, divulgar a produção cultural da região e realçar a importante contribuição da cultura africana e afro-brasileira nas mais diversas manifestações artísticas.

Professora Carmelita também defendeu que preciso se fazer cumprir e fato a Lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio. De acordo com ela, através do ensino da história, contando os fatos reais dos acontecimentos, será possível compreender o quanto a cultura africana contribui e está presente na cultura e na vida dos brasileiros.

*Matéria Ascom PT/Ilhéus