Incompetência: Ilhéus pode perder verba para reforma do Teatro Municipal


A emenda  já está à disposição do município para  custear a primeira etapa da reforma. Foto Jamesson Araújo.
Árvore nasce no telhado do teatro Municipal de Ilhéus. Reflexo do abandono  de um dos mais importantes equipamentos culturais do município. Foto de Jamesson Araújo.

Nos últimos dias, o prefeito Jabes Ribeiro ocupou emissoras de rádio, jornais e blogs, convocando os parlamentares que tiveram votação no município, para que se esforcem em busca de recursos para viabilizar obras de infraestrutura no município.

Mas, como sempre, o discurso do prefeito se mostra contraditório as “ações” do seu governo.

O Blog Agravo esteve no Teatro Municipal de Ilhéus, e viu o total abandono do espaço, notado logo na fachada do prédio, onde uma árvore brotou no telhado. O equipamento de cultura está interditado por motivos de segurança, depois que uma perícia técnica constatou o comprometimento da estrutura, com corrosão nas vigas de metal dos suportes dos condicionadores de ar, e do forro acústico.

Para ser reaberto, o teatro deverá passar por uma total recuperação do telhado e das estruturas de metal, a requalificação dos banheiros, revisão dos sistemas elétrico e hidráulico, pintura geral (interna e externa), substituição de esquadrias, e a adequação do espaço aos novos conceitos de acessibilidade, além de uma ampla revisão nos equipamentos de prevenção e combate a incêndio.

Aí entra a contradição do governo jabista.

A verba para a reforma do Teatro Municipal, oriunda do convênio nº 785066/2013, junto ao ministério do Turismo, está à espera da prefeitura, em um banco, há cinco meses.

O valor, dividido em duas partes, totalizando R$ 243 mil, foram depositadas pelo governo federal, através da Caixa Econômica Federal, na conta 0066470640. Porém, de acordo com uma fonte ligada à gerência geral do banco, em Itabuna, o dinheiro pode retornar no final de agosto, caso não seja utilizado.

Clique aqui para ver a situação do convênio junto ao Portal SINCONV.

O serviço total é custeado através de verbas de duas emendas parlamentares, que além dos R$ 243 mil, outro valor, dessa vez de 500 mil reais, também foi destinada a obra do Teatro.

Mais uma prova da inércia do atual governo municipal, que, com recurso em mãos, prefere esperar a reforma de um dos mais importantes equipamentos culturais do município, para o período eleitoral.