PT pede investigação de denúncia de fraude no “Minha Casa” em Ilhéus


Professora Carmelita e o Makrisi protocolam denuncia no MPF.
Professora Carmelita e o Makrisi no MPF.

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores em Ilhéus protocolou na tarde desta terça-feira(21) um ofício no Ministério Público Federal solicitando a apuração da denúncia feita pelo vereador Alzimário Belmonte (Gurita) no plenário da Câmara Municipal, onde acusou o secretário de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Ilhéus, Jamil Ocké, de fraudar o programa “Minha Casa, Minha Vida”.

De acordo com a denúncia do vereador Gurita, o governo municipal usa o programa federal de moradia popular para obter vantagens políticas. E apresentou provas das irregularidades. Segundo ele, Jamil Ocké teria oferecido uma casa para um assessor parlamentar chamado Neto, em troca de apoio político. Na avaliação da presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores, Professora Carmelita, trata-se de uma denúncia grave envolvendo o maior programa habitacional do mundo voltado para famílias de baixa renda, e que precisa ser investigada.

O Minha Casa, Minha Vida é um programa do Governo Federal que permite que mais brasileiros realizem o sonho da casa própria. Trata-se uma iniciativa do Governo Federal desenvolvida em todos os estados brasileiros que oferece condições atrativas para o financiamento de moradias nas áreas urbanas para famílias de baixa renda. Em parceria com estados, municípios, empresas e entidades sem fins lucrativos, o programa vem mudando a vida de milhares de famílias brasileiras.

O uso político do programa habitacional, tirando a oportunidade de quem precisa de uma casa própria, é um crime, conforme avaliou a Professora Carmelita, e que precisa ser investigado com rigor. Por se tratar de um programa federal, o diretório municipal do PT solicitou ao MPF que apurasse a denúncia, com base no depoimento do vereador e matérias divulgadas nos veículos de comunicação regional.