Pressionada, Câmara de Vereadores cancela contrato com empresa de advocacia


Vereador Cosme Araújo trouxe a informação durante discurso no plenário da câmara.
Vereador Cosme Araújo trouxe a informação durante discurso no plenário da câmara.

A Câmara de Vereadores de Ilhéus cancelou o contrato com a o escritório de advocacia Almeida Resende Sociedade de Advogados, por R$ 10 mil mensais, R$ 120 mil anual, para assessorar o legislativo.

As informações foram passadas no plenário da Câmara pelo vereador Cosme Araújo (PDT), que parabenizou o Blog Agravo por ter denunciado o contrato feito por meio de inexigibilidade (quando não há competição ao objeto a ser contratado, condição imprescindível para um procedimento licitatório).

Além do modelo de contratação, o Blog levantou a questão que Câmara de Vereadores tem na sua estrutura administrativa um cargo para procurador jurídico, que tornou a contratação do escritório danosa ao erário. Clique aqui para ler a matéria.

O vereador Cosme Araújo, desde a denúncia, vinha cobrando uma posição do Ministério Público Estadual, como também da Câmara de Vereadores, para extinção do vínculo contratual da empresa com o legislativo ilheense, o qual ele considerou imoral.

Segundo Cosme Araújo, que é um dos grandes advogados da região cacaueira, o Ministério Público questionou o presidente da Câmara, Tarcísio Paixão, que resolveu encerrar o contrato, antes de qualquer complicação jurídica.

Confira a entrevista do vereador Cosme Araújo concedida ao Blog Agravo: