Deputado Augusto Castro quer MPF contra aumento na luz


Deputado Augusto Castro.
Deputado Augusto Castro.

O deputado estadual Augusto Castro ( PSDB) defendeu na quarta-feira (27) uma medida “que ponha freio às elevações das tarifas da energia elétrica na Bahia”, onde a Aneel prevê uma elevação média da energia em 40% neste ano.

“O peso para o consumidor é ainda maior, em função da entrada em vigor da chamada bandeira vermelha, que determina um acréscimo de R$ 3,00 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos”, lembra Castro.

“Isso é absurdo, pois o consumidor não estava preparado para um aumento desse porte”. O parlamentar propõe que a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia ingresse com uma representação no Ministério Público Federal.

A ação deve pedir que os aumentos da tarifa de energia sejam limitados aos índices oficiais de inflação. A Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor já aprovou uma visita à Aneel.

Os deputados vão manifestar sua insatisfação com o reajuste absurdo nas contas de luz. “Quando essas revisões de tarifa extrapolam o índice inflacionário, está claro que se caracteriza abuso e compromete as famílias”.