Com crianças sem lugar para estudar, pais, mães e professores vão à Câmara de Vereadores de Ilhéus pedir providências. Confira Vídeo!


Pais, professores lotaram o plenário da câmara de vereadores. Foto Jamesson Araújo
Pais, professores lotaram o plenário da câmara de vereadores. Foto Jamesson Araújo

A educação de Ilhéus vai de mal a pior. E a situação para alunos e pais é de desespero, com escolas fechadas, despejadas, em reformas que nunca terminam, e tudo isso em pleno ano letivo. Que, diga-se de passagem, começou com três meses de atraso, no dia 27 de abril.

Nesta terça-feira (28), pais de alunos da escola Pequeno Príncipe, localizada no bairro da Conquista, que está com a obra paralisada nos dois anos do atual prefeito, lotaram o plenário da Câmara de Vereadores de Ilhéus para pedir providências. Uma mãe de aluno desabafou nos microfones: “Como pagamos nosso IPTU? se nossas crianças não tem aonde estudar. Isso é uma vergonha!”

Mais coube ao professor Pascoal João dos Santos, falando pelo Conselho Municipal de Educação, cobrar aos vereadores, principalmente da base do governo, a responsabilidade  e dá uma lição de moral e civilidade ao legislativo ilheense.

O professor lembrou que o prefeito Jabes Ribeiro comete crime de improbidade administrativa e de responsabilidade, e que o legislativo tem obrigação e o dever de fiscalizar o executivo.

Confira o vídeo com o desabafo de uma mãe e o discurso do professor Pascal :

Acuados pelo discurso do professor e a presença dos pais, vereadores da base ( que apoiam Jabes)  atacaram o governo, e reconheceram que a situação é desesperadora. “Qualquer coisa que esse governo diga que vai acontecer naquela escola, tem que se escrever de lápis, e não de caneta”, bateu o vereador James Kosta (PMN).

Respaldados pelos fatos narrados e denunciados, vereadores da oposição lembraram aos colegas da base que a responsabilidade de fazer cumprir a lei e fiscalizar o executivo é do legislativo ilheense. “Esse governo não só abandonou a educação, mas a saúde também (…). Essa Casa era para ser o filtro da sociedade, e um instrumento de pressão para essas maldades não pudesse ser feitas contra a sociedade. Essa Casa virou a casa do prefeito”, desabafou o vereador de oposição Alisson Mendonça.

Já o vereador Lukas Paiva parabenizou o professor Pascoal e pediu aos  ilheenses que vão a Câmara para pressionar o vereadores que recebeu o voto. “Ontem o prefeito foi ao rádio dizer que está tudo bom, educação, saúde. Um faz de conta! Ele recebe o dinheiro e nada faz”, bateu Paiva.

O vereador Cosme Araújo pediu aos vereadores sete assinaturas para apurar mais do que está provado: improbidade administrativa e crime de responsabilidade, para pedi o afastamento do prefeito por CEI.  Araújo fez duras criticas a inércia do Ministério Público em Ilhéus.  Clique aqui e confira o discurso do Vereador Cosme Araújo

*Vídeos do canal do Instituto Nossa Ilheus no Youtube.