Deputada pede explicações sobre o Porto Sul e a nova ponte de Ilhéus


Foto divulgação.
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A Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia se reuniu na manhã desta terça-feira com o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, para discutir sobre os investimentos que estão sendo realizados no Estado. Atendendo a convocação dos parlamentares, o secretário fez uma explanação das principais ações que já foram executadas pelo governo da Bahia na área de infraestrutura, além dos novos projetos para recuperação de estradas e rodovias, implementação de mais recursos para continuar a recuperação do sistema ferry boat, que o ano passado recebeu mais duas embarcações, e a recuperação e ampliação de aeroportos no interior do Estado, a exemplo do aeroporto de Vitória da Conquista.

 Vice-presidente da Comissão de Infraestrutura, a deputada Ângela Sousa (PSD) solicitou maiores esclarecimentos sobre a implantação do Porto Sul, importante obra para revitalização da região cacaueira;  o andamento da construção da nova ponte do Pontal; além de reivindicar, em nome da comunidade regional, a urgência na recuperação da BA-001, no trecho Ilhéus-Itacaré, recuperação da BA-263, no entroncamento da BR-116 (ligação entre Belo Campo e Jacaraci), e a pavimentação da estrada entre Condeúba a Jacaraci.

Fazendo um apelo ao secretário e ao diretor da Agerba, Eduardo Pessoa, que também esteve presente na audiência, Ângela Sousa apresentou o pedido dos moradores do município de Itabela com a relação a fiscalização dos agentes do órgão, uma vez que, segundo a denúncia, os veículos de passeio que se deslocam de Itabela para Eunápolis ou para Guaratinga, que estejam com três ou mais passageiros, precisam apresentar a documentação para comprovar parentesco de 1º grau, e a não comprovação tem como consequência multa, pois são considerados carros de transporte alternativo ou seja, clandestino.

 Com relação a nova ponte do Pontal, o secretário de Infraestrutura da Bahia disse que houve um entrave por causa de questões ambientais, sendo preciso descolar uma equipe para fazer mergulhos na região e identificar se as estacas para sustentação da ponte não prejudicará os botos encontrados naquela região. Além disso, a empresa que deveria estar executando a obra terá o prazo máximo de até após a Semana Santa para demonstrar que pode viabilizar os serviços. Caso contrário será substituída pela empresa que ficou na 2ª colocação na licitação.

 Ângela Sousa ressaltou que vê as obras da ferrovia avançando com mais celeridade e pediu explicações sobre os entraves para o Porto Sul. Sobre esse assunto, Marcus Cavalcanti explicou que existem recursos alocados e as obras continuarão avançando, sendo que o porto será para embarcação de container e o Porto do Malhado será para embarcação de outros produtos, inclusive com a possibilidade de escoamento de celulose. Para isso será necessária a viabilidade de uma via expressa direta para do Porto do Malhado. De acordo com o secretário de Infraestrutura, a duplicação da BR-415, trecho Ilhéus-Itabuna, já possui aporte financeiro e tem previsão de licitação para meados de abril.