Entidades apresentam o Projeto Mãe Caiá e destacam os preparativos para a Festa de Iemanjá


961620_892162590803925_63646479_n

Foi apresentado hoje a imprensa, durante café da manhã no Colégio Fênix, o Projeto Mãe Caiá, que reúne várias entidades ligadas ilheenses ao candomblé, e tem o objetivo de não deixar as raízes culturais se perderem ao longo do tempo. Vale lembrar que depois de Salvador, a festa mais importante acontece em Ilhéus.

O Projeto Mãe Caiá, através de várias ações, está angariando recursos financeiros para executar com sucesso todos os detalhes do evento. Uma conta foi criada no Banco do Brasil, agência 3192-3, conta corrente 9399-8, para as doações da população e empresários.

Durante o encontro, foi formada uma mesa, com as presenças de Mãe Carmozina, que dos seus 97 anos, 35 deles foram dedicados a Festa de Iemanjá. Além dela, estavam no evento, Mãe Laura , Mãe Cintia, Mãe Conceição, Paulo Ato, da Fundação Cultural, e Pai Toninho.

“É necessário, cada vez mais, que a comunidade ilheense se senbilize ante a importância do evento, que é uma das nossas maiores manifestações da cultura popular local”, destacou Emerson Silva, colaborador do evento.

A tradicional Festa de Iemanjá terá sua 39ª edição na Pedra da Sereia, na avenida Litorânea Norte em Ilhéus, na segunda-feira dia 2 de fevereiro. O evento que recebe, anualmente, milhares de fiéis e simpatizantes dos cultos afro brasileiros, promete ser um dos melhores dos últimos anos.

Dividido em duas partes, 9 às 16h, formado pelo evento religioso e das 16:30 às 21h, com a realização de uma festa de largo, com trio elétrico e shows musicais com vários artistas.

A Colônia de Pescadores Z-34 vai participar com 15 embarcações, para levar as oferendas para o alto mar.