Sem planejamento, Prefeito de Ilhéus apresenta o Carnaval Cultural 2015


Em coletiva  Prefeito de Ilhéus apresentou o Carnaval 2015 - Foto Alfredo Filho.
Em coletiva Prefeito de Ilhéus apresentou o Carnaval 2015 – Foto Alfredo Filho.

Mais uma vez, o carnaval de Ilhéus vai ser realizado sem projeto feito com antecedência, e muitos menos com a alma dos carnavais que abrilhantaram o turismo há uma década, com grandes atrações e artistas regionais. O pior, o governo colocou horário para a folia terminar!

A menos de 20 dias para o Carnaval, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, reuniu a imprensa na manhã desta segunda-feira, 26, no Salão de Reuniões do Palácio Paranaguá, para apresentar a programação e detalhes do Carnaval Cultural 2015, que acontecerá entre os dias 14 e 17 de fevereiro, e terá como tema os 30 anos do axé.

Segundo Jabes Ribeiro, a festa, em nenhum dos dias, deverá terminar após às 02h da madrugada. O gestor destaca que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), iniciará estudos, em parceria com as empresas que operam o transporte coletivo na cidade, para definir horários especiais que atendam aos foliões.

Para o gestor, ao levar em consideração o caráter turístico da cidade, não teria como deixar de realizar a tradicional festa de carnaval, que toma novas formas e se adapta às condições dos cofres públicos. Para a realização do evento, estima-se um orçamento de R$ 600 mil. Deste total, R$ 300 mil já estão assegurados por parte do Governo do Estado, por meio da BahiaTursa. A outra metade, explica Ribeiro, é buscada pela Prefeitura através de parceria com a iniciativa privada: “o ideal é que seja gasto zero dos fundos municipais. Por isso, vamos à procura dos empresários”, afirma.

No sábado, 14, primeiro dia de festa, o Carnaval Cultural será aberto às 20h, com o baile da terceira idade, comandado pelos cantores Lito Vieira e Bebeto; a folia continua com Tuca Fernandes, a partir das 22h; a festa será encerrada com Keketa e Banda, a partir da meia noite. No dia 15, domingo, a programação conta com baile infantil, comandado por Márcia Alencar, às 17h; às 20h, será a vez da banda Mania de Pagode; às 22h, se apresenta a banda 5%; fechando a noite se apresenta a banda Di Bali, a partir das 00h. O terceiro dia do Carnaval Cultural começa às 20h com a banda Di Balada; às 22h, sobe ao palco a cantora Alinne Rosa; fecha a penúltima noite a banda Comigo Ninguém Pode. A programação será encerrada no dia 17, quando, às 20h, será inaugurado o Ponto do Samba, com o grupo Samba Light; segue a festa, às 22h, com o pagode da banda Pagod’Art; a festa será finalizada com o som dos ilheenses da banda Zhara.