Esquemão no carnaval de Ilhéus deixa as melhores bandas nativas de fora


Por Jamesson Araújo

mascarasQuando não se tem condições de trazer grande artistas de renome para o carnaval, escolhe se as melhores bandas da cidade para abrilhantar a festa. No caso de Ilhéus, apadrinhamento político, especialidade do governo do prefeito Jabes Ribeiro, pesou na contratação de bandas consideradas medianas, deixando vários grupos ilheenses, de renome estadual, de fora.

Bandas como a Realce, S4 Cia, Leo e Swing Legal , Via de Acesso, Batuque Bom, foram postas na geladeira pela secretaria de Turismo e Cultura de Ilhéus.

Sem planejamento, e só agora faltando 20 dias para o festejo, a prefeitura de Ilhéus foi atrás de recursos privados e patrocinadores, a exemplo de cervejarias. Uma aula de amadorismo e falta de compromisso com Ilhéus.

Segundo informações colhidas pelo Blog, um cargo comissionado de “grande respaldo” junto a primeira dama de Ilhéus, Adriana Ribeiro, de nome Geny Rosa Graça Soares, vem dando as cartas na contratações das bandas. Em janeiro de 2013, publicamos uma matéria sobre essa figura.

O que chama atenção é a presença constante da banda De Bali, em todas as festas do município. Vários músicos, em contato com o Blog, acusam a banda de ser a predileta do governo, devido ao um dos proprietários fazer parte dos cargos comissionados da Fundação Cultural.

Assim caminha Ilhéus, com um governo contraditório, que gasta milhões em consultorias, alega não ter dinheiro para saúde e educação, mas vai realizar carnaval gastando 600 mil reais, sem parceria com a iniciativa privada, apenas com o governo do estado.

Talvez o prefeito tenha que tomar um curso com o prefeito de Salvador, ACM Neto, ou até mesmo com o prefeito de Porto Seguro. Assim que termina o carnaval, logo começa o planejamento para o carnaval subsequente. Nada é feito nas coxas, e o sucesso e dividendos com o turismo é o presente para o município