Secretaria de Saúde Ilhéus fará coleta de sangue para a Hemoba


  Parceria visa aumentar os estoques de bolsa de sangue para uso em cirurgias de medula óssea.
Parceria visa aumentar os estoques de bolsa de sangue para uso em cirurgias de medula óssea.

Em parceria com a Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau), a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) realizará coleta de sangue nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro, sempre das 7 às 18 horas. Os doadores devem comparecer ao salão de festas do Palacete Misael Tavares, localizado na Praça Rui Barbosa, centro, ao lado da Igreja de São Jorge. O titular da Sesau, Antônio Ocké, lembra da importância das doações, uma vez que todo o sangue coletado beneficiará os pacientes nas cirurgias de transplante de medula óssea realizadas no Estado.

Explica a Superintende Técnica da Sesau e responsável direta pela coleta, Gleiciane Birschener, que, durante os três dias, serão disponibilizados veículo e equipe para a realização da coleta diária, além de material de insumo e de higiene. “Todo o sangue coletado vai direto para o Hemoba, em Salvador, que realizará o processamento, produzindo os hemocomponentes (concentrados de hemácias, plaquetas e outros), e repassará o material aos pacientes do Sistema Único de Saúde, nos hospitais da rede própria de assistência, seja estadual, municipal ou federal, e também nos hospitais contratados do SUS”, afirmou.

Todas as ações desenvolvidas nos três dias de campanha foram definidas esta semana, durante reunião que contou com a participação do secretário Antônio Ocké, de Gleiciane Birschner, Marleide Figueiredo, do Setor de Planejamento da Sesau, Maruza Alves e Regiana Quinto Póvoas, do Banco de Sangue, além dos voluntários, Enault Freitas da Rocha Filho, Maria da Glória Kruschevsky e Cristiane Kruschevsky Bastos.

Ainda de acordo com Antônio Ocké, os doadores serão adicionados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. O secretário lembra que “todo mundo pode ajudar. Basta ter entre 18 e 54 anos de idade e gozar de boa saúde”.Hemoba – Gerida pelo Estado, a Hemoba é composta por uma rede de 24 Unidades Hemoterápicas de coleta e processamento de sangue, entre Hemocentros e Bancos de Sangue (Unidades de Coleta e Transfusão – UCT) em todas as regiões da Bahia.